RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Audiência dos podcasts continua em crescimento e alcança faixa etária ampla

16/03/2025 | Podcasting

O número de americanos que ouvem podcasts continua a crescer e a disponibilidade de programas no YouTube parece estar ajudando a expandir a audiência da indústria.

A edição mais recente do U.S. Podcast Report da Triton Digital, referente à pesquisa realizada no quarto trimestre de 2024, revelou que 44,2% dos americanos escutam podcasts mensalmente, um aumento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento é ainda mais significativo quando comparado a 2021, com um aumento de 23,1% desde a primeira pesquisa da série.

Os dados, baseados em uma pesquisa com 8.000 americanos com 18 anos ou mais, mostram que, embora os jovens adultos ainda sejam os que mais escutam podcasts, outros grupos demográficos também estão aderindo. A Triton aponta que a maioria (52%) dos adultos entre 35 e 54 anos ouve podcasts pelo menos uma vez por mês, comparado a 55% dos jovens entre 18 e 34 anos. Além disso, três em cada dez adultos com 55 anos ou mais também escutam podcasts, com um aumento de um terço no número de ouvintes mensais dessa faixa etária no último ano.

O relatório da Triton mostra que os homens ainda são mais propensos a ouvir podcasts, sendo 13 vezes mais propensos a serem ouvintes do que as mulheres. No entanto, essa diferença está diminuindo. O consumo de podcasts entre mulheres adultas cresceu 6,3% no último ano e aumentou 26,3% nos últimos três anos.

Entre os publishers analisados pela Triton Digital, 92% dos downloads de podcasts em 2024 foram feitos em dispositivos móveis e 2,5% em smart speakers. Apple Podcasts e Spotify continuam dominando o mercado americano, representando dois terços dos downloads no ano passado. No entanto, assim como outras pesquisas já indicaram, a Triton relata um crescimento do YouTube no setor. Um terço dos ouvintes entrevistados disse que o YouTube foi seu aplicativo de podcast mais utilizado, um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior.

As plataformas de podcast atraem diferentes perfis de público. Segundo a Triton, o Spotify atrai a audiência mais jovem, enquanto a maioria dos ouvintes do YouTube são homens e os usuários do Apple Podcasts são os mais afluentes.

O impacto do YouTube na atração de novos ouvintes também é evidente nos dados. O relatório mostra que uma proporção maior de consumidores do YouTube é composta por ouvintes recentes, enquanto os usuários do Apple Podcasts tendem a ter hábitos de escuta mais estabelecidos. A Triton revela que 45% dos usuários do YouTube começaram a ouvir podcasts no último ano, comparado a 31% dos usuários do Apple Podcasts. Por outro lado, quatro em cada dez usuários do Apple Podcasts ouvem podcasts há quatro anos ou mais.

“Os podcasts estão atraindo novos ouvintes e, à medida que essas audiências se familiarizam com o formato, passam mais tempo ouvindo”, destaca o estudo.

Com a influência do ano eleitoral nos EUA, o gênero de Notícias foi o mais popular com uma participação de 25% dos downloads – no ano anterior esta fatia foi de 22%. Os gêneros True Crime (19%), Comédia (13%) e Sociedade & Cultura (9%) também se destacaram.

“2024 foi mais um ano de crescimento notável para a indústria de podcasts, com a audiência se expandindo em diferentes faixas etárias e tornando-se mais mainstream do que nunca”, afirma Daryl Battaglia, Vice-Presidente Sênior de Produtos de Medição e Estratégia da Triton Digital. “À medida que novos públicos mergulham no universo dos podcasts e passam mais tempo consumindo esse conteúdo, categorias como True Crime, Kids & Family e História impulsionam um alto consumo de episódios antigos, criando oportunidades inexploradas para a publicidade programática.”

A Triton também aponta que a iHeart Audience Network foi a maior rede de podcasts em 2024 dentre as monitoradas, com uma média de 67 milhões de downloads semanais. A SiriusXM Podcast Network ficou em segundo lugar, com 40,4 milhões de downloads semanais, seguida pela NPR, com 25,4 milhões.

O relatório destaca que ainda que, dentre os publishers analisados, o “NPR News Now” foi o podcast mais ouvido de 2024 e o episódio mais baixado foi o primeiro capítulo da série “Serial Killer: The Alphabet Murders”, do Crime Junkie, da Audiochuck.

O estudo da Triton pode ser baixado aqui.

Fonte: Podcast News Daily / Triton

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.