O Pew Research Center divulgou um novo estudo que explora como os novos influenciadores americanos das redes sociais estão alcançando o público.
O Pew afirma que um em cada três (34%) influenciadores de notícias compartilha conteúdo por meio de podcasts, com muitos deles não vinculados a veículos de comunicação tradicionais – apenas 23% dos influenciadores de notícias analisados estão ou estiveram anteriormente empregados em organizações de notícias.
Cerca de metade de todos os influenciadores de notícias no YouTube (49%) também apresentam um podcast. Este percentual cai para 44% no Facebook e para 43% no Instagram. No TikTok e no X/Twitter o percentual é 37%.
A pesquisa sobre influenciadores de notícias – definida como pessoas que postam regularmente sobre eventos atuais e questões cívicas nas redes sociais e têm pelo menos 100.000 seguidores em uma plataforma – revela que a maioria (63%) desses influenciadores são homens. Também foi constatado que um número ligeiramente maior se identifica explicitamente com a direita política em comparação à esquerda. Cerca de metade dos influenciadores de notícias no estudo do Pew (52%) expressam publicamente uma orientação política em seus perfis de redes sociais, postagens, sites pessoais e profissionais ou na cobertura da mídia, com nomes como os radialistas e podcasters Dan Bongino e Ben Shapiro entre os citados.
A pesquisa do Pew também descobriu que cerca de um em cada cinco adultos nos EUA – incluindo uma parcela muito maior de jovens de 18 a 29 anos (37%) – afirma consumir notícias regularmente de influenciadores nas redes sociais. Entre os americanos que obtêm notícias por meio deles, dois terços (65%) dizem que os influenciadores os ajudaram a compreender melhor os eventos atuais e as questões cívicas.
Esses americanos também relatam receber diferentes tipos de informações, desde fatos básicos e opiniões até postagens engraçadas e notícias de última hora. Segundo o relatório do Pew, em relação às opiniões, a maioria daqueles que as veem afirma que são uma mistura equilibrada de opiniões com as quais concordam e discordam (61%). Porém, mais pessoas dizem concordar principalmente com o que veem (30%) do que discordar (2%).
O estudo do Pew baseia-se em uma pesquisa com mais de 10.000 adultos nos EUA sobre suas experiências com influenciadores de notícias, além de uma análise de 500 influenciadores de notícias em cinco grandes redes sociais e mais de 100.000 de suas postagens.
Baixe o relatório completo aqui.
Fonte: Podcast News Daily