RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

DTS AutoStage lança novas funcionalidades de inteligência de mercado para as rádios e planeja monetização

07/12/2025 | Carro Conectado, Rádio Híbrido, Rádio OTA

A Xperi, empresa que opera a plataforma DTS AutoStage de rádio híbrido para veículos, anunciou uma atualização do seu portal para radiodifusores que disponibilizará novas funcionalidades de inteligência de mercado com dados e análises de audiência mais detalhados.

O rádio híbrido (ou rádio conectado) combina no aparelho receptor o áudio recebido pelo ar (analógico ou digital) com dados transmitidos pela emissora através da internet. O resultado é a escuta da emissora acompanhada de elementos visuais que oferecem uma experiência mais completa para o ouvinte, compatível com as suas expectativas de consumo de mídia em um contexto digital.

Além disto, com a conexão com a internet, o receptor pode enviar de volta para a plataforma, em tempo real, dados sobre a audiência da emissora e os hábitos de consumo dos ouvintes. Para o radiodifusor, estas informações são estratégicas tanto para acompanhar a performance da programação como para subsidiar ações comerciais.

O portal da DTS AutoStage disponibiliza estas informações para as emissoras em uma área privativa  dividida em quatro blocos: alcance, audiência horária, mapa de calor da localização dos ouvintes e ranking das músicas mais ouvidas.

Plataforma DTS AutoStage – Alcance de audiência da emisora

Plataforma DTS AutoStage – Audiência horária

Plataforma DTS AutoStage – Mapa de calor da localição dos ouvintes

Plataforma DTS AutoStage – Ranking das músicas mais ouvidas

Com os novos recursos, os radiodifusores poderão acessar análises mais refinadas sobre audiência, faixa horária, mercado e alcance, além de acompanhar tendências por dia, semana, mês e trimestre. Os dados também incluem tempo de permanência, participação, tempo de sintonia e audiência acumulada.

“A quantidade de dados que o portal oferece, disponível em menos de 24 horas, com base em informações de milhões de veículos, significa que as rádios podem medir as mudanças de audiência quase em tempo real e saber onde a maioria dos consumidores escuta mais a rádio. Isso resulta em uma programação mais seletiva para aumentar a audiência.” comentou Joe D’Angelo, SVP Commercial Strategy & Partnerships da Xperi.

As novas funcionalidades já estão disponíveis para as emissoras dos Estados Unidos e serão ampliadas gradualmente para outros países. No entanto, ainda não há uma data definida para quando estarão acessíveis aos radiodifusores brasileiros.

Novos planos de monetização da plataforma

Até agora, o modelo de negócios da Xperi era baseado apenas no licenciamento de tecnologias. No caso da plataforma DTS AutoStage, toda a receita era proveniente de licenças pagas pelos fabricantes de receptores de rádio ou pelas próprias montadoras de veículos – para as rádios, a integração à plataforma é gratuita.

Porém, isto está mudando. Durante a conferência de resultados financeiros do terceiro trimestre, o CEO da Xperi, Jon Kirchner, anunciou que a empresa planeja, a partir de 2026, monetizar também a extensa base de dados da DTS AutoStage, explorando sua “presença única e altamente valiosa” nos veículos.

Embora não tenham sido revelados os detalhes do plano, a Xperi informou que já iniciou discussões comerciais sobre medições e licenciamento de dados com empresas líderes de mídia de áudio nos Estados Unidos e no Reino Unido com o propósito de lançar os primeiros testes de publicidade segmentada na plataforma. “Esperamos que essas parcerias se tornem a base de novas fontes de receita em publicidade e dados”, afirmou Kirchner.

A iniciativa explora a capacidade da plataforma de registrar as preferências dos ouvintes e combinar essas informações com dados contextuais (localização, clima, dia da semana, tipo de conteúdo consumido etc.) para direcionar e personalizar a publicidade. Vale notar que, embora o áudio da programação permaneça o mesmo, as informações exibidas na tela do rádio podem ser ajustadas de forma independente para cada caso.

Para o radiodifusor, resta saber qual será o modelo de negócios, se revenue share ou outro, e em que condições.

DTS AutoStage no Brasil e no mundo

Lançada em 2020, a plataforma DTS AutoStage está disponível atualmente em mais de 13 milhões de veículos, em sua maioria, no mercado americano. O lineup agrega emissoras de, aproximadamente, 60 países.

As marcas de veículos que têm acordo com a Xperi para implementar a plataforma são: Mercedes-Benz, Tesla, Hyundai, Nissan, Mercedes-Maybach, KIA, Genesis, Infiniti, BMW, Mini, Ford e Lincoln. Vale notar que a DTS AutoStage está incluída apenas nos modelos de carros que possuem um HotSpot de internet integrado como parte do equipamento.

No Brasil, várias emissoras já se integraram à plataforma DTS AutoStage e compartilham seus metadados com a Xperi. Globo FM, Metropolitana e Grupo Massa são algumas delas. A imagem que ilustra este artigo mostra o display de um receptor DTS AutoStage em uma Mercedes-Benz na cidade de São Paulo.

Para se integrar à plataforma, a emissora interessada deve fazer o seu cadastro na Xperi em onboarding.connectedrad.io.

Fonte: Xperi / Radio World

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.