Quase todos os brasileiros (96%) prestam atenção na publicidade, e 60% utilizam algum meio publicitário como fonte para decisões de compra. Essas são algumas das descobertas do relatório “Marketing Effectiveness: A Publicidade e os Resultados de Negócio Cada Vez Mais Próximos”, edição de junho do Data Stories da Kantar IBOPE Media. O estudo analisou a recepção e interação das pessoas com campanhas de marketing, bem como os efeitos da comunicação publicitária nas decisões de compra dos consumidores.
De acordo com o relatório, a alta visibilidade da publicidade entre os consumidores resulta em maior influência e interação. Cerca de 38% dos entrevistados afirmam que a propaganda influencia suas decisões de compra, enquanto 30% interagem com os anúncios, seja clicando ou escaneando QR Codes.
Em busca de maior efetividade, observa-se que os consumidores prestam mais atenção e preferem publicidades que estejam alinhadas com sua experiência. Entre os usuários de internet, 54% preferem ver anúncios online relacionados ao conteúdo dos sites que visitam, e 59% prestam mais atenção às propagandas em sites que consideram confiáveis.
Apesar da relevância da publicidade, marcas e agências ainda enfrentam desafios. Para 55% dos diretores de marketing (CMOs), a unificação de dados e métricas das jornadas de consumo cross-media é uma das três maiores prioridades para 2024, visando otimizar estratégias de investimento em mídia e comunicação. Além disso, 44% dos CMOs apontam a necessidade de métricas unificadas para diferentes meios como uma das três maiores dificuldades no planejamento de suas empresas.
A íntegra do estudo pode ser vista aqui.
Fonte: Kantar IBOPE Media