O PILOT (antigo NAB Labs) vem acompanhando, desde 2013, o status da ativação dos chips receptores de FM nos smartphones nos EUA. Os aparelhos mais populares (cerca de 20 a 25 modelos que representam, aproximadamente, 70% das vendas) são verificados e os resultados são tabulados trimestralmente.
Nesta semana, foi divulgado um relatório consolidando as informações dos últimos 3 anos (ver gráfico abaixo).
A ativação de chips vem crescendo continuamente. Hoje em dia, as principais operadoras de celular estão ativando os chips nos aparelhos Android que oferecem. Mas a Apple continua sem ativar os seus, o que limita muito a possibilidade desta expansão.
Por outro lado, um ponto de atenção surgiu no último ano e deverá ser monitorado mais de perto daqui para frente. Alguns poucos smartphones, dentre aqueles mais vendidos, não possuem o chip de FM.
O gráfico a seguir mostra a base crescente de chips ativados (azul escuro), a grande quantidade de chips não ativados (cinza) e a nova parcela identificada de aparelhos sem chip (vermelho).
Em 2015, os iPhones, sem chip ativado, totalizaram 48% da base total e representam 78% dos aparelhos que não possuem o chip ativado (ver gráfico abaixo).
Fonte: PILOT / Radio World