Um debate sobre a veracidade das notícias se intensificou nas últimas semanas. Discute-se inclusive uma possível influência de notícias falsas, difundidas pela internet, nos resultados da eleição presidencial americana.
Algumas destas notícias tiveram um alto grau de engajamento (compartilhamentos, comentários e reações). Por exemplo, a notícia “Papa Francisco choca o mundo e apoia Donald Trump para presidente” teve 960 mil engajamentos e a “Wikileaks confirma que Hillary vendeu armas para o Estado Islâmico” teve 789 mil.
Em consequência disto, o Facebook anunciou no último dia 15 que está implementando novas ferramentas para evitar a proliferação deste tipo de informação. Com elas, ficará mais fácil para o usuário reportar notícias falsas. Além disto, foram feitas parcerias com organizações, independentes da rede social, que podem verificar a veracidade dos artigos e indicar quando são falsos.
A seguir, algumas telas demonstrando como este processo funcionará. Note que o post de notícia falsa ficará com uma indicação de conteúdo duvidoso.
Fonte: Statista / The New York Times