RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Gemini for Home: novo assistente de voz da Google chega ao mercado

23/11/2025 | Casa Conectada, Inteligência Artifical, Rádio Online, Smart Speakers

A Google apresentou o Gemini for Home, uma evolução do seu assistente de voz tradicional marcada por aplicações avançadas de inteligência artificial. A atualização promete redefinir a maneira como os usuários interagem com os dispositivos inteligentes nas casas conectadas.

A nova versão representa uma transição de um assistente simplesmente funcional para um sistema conversacional e integrado, capaz de compreender o que se passa na casa e quais são as prioridades dos usuários. Ela marca uma nova fase na qual a IA busca não apenas responder a comandos, mas entender o contexto, transformando dispositivos domésticos em parceiros proativos do dia a dia.

Conversas mais naturais

Até então, os comandos para casas inteligentes exigiam frases muito específicas e funcionavam como simples transações. Com o Gemini for Home, a proposta é tornar a interação mais fluida e parecida com uma conversa com um assistente humano.

A novidade inclui dez novas vozes com entonação e ritmo mais naturais.

Gemini for Home: novas vozes do assistente da Google

O assistente da Google consegue também manter o contexto de uma conversa, permitindo um diálogo realmente contínuo e fluido, sem que seja necessário repetir o que já foi dito. Por exemplo, após perguntar “Hey Google, minha lava-louças não está drenando, o que devo verificar primeiro?”, é possível continuar apenas dizendo “Hey Google, o filtro parece estar bom, o que devo verificar em seguida?”. O Gemini entende que o usuário ainda está falando sobre a lava-louças e não é preciso reiniciar toda a conversa.

De outra maneira, o assistente também pode conduzir conversas livres ou sessões de brainstorming. Quando o usuário quiser ter um diálogo ainda mais natural, basta dizer: “Hey Google, vamos conversar”, para falar com o Gemini Live. Agora, a palavra de ativação desaparece: o usuário pode falar, fazer pausas, interromper, mudar de assunto ou retomar a conversa, exatamente como faria com uma pessoa.

Além disso, o sistema responde a pedidos vagos porque entende o contexto humano. O usuário pode simplesmente descrever o que tem em mente como “Hey Google, toque a música do filme em que um grupo de operários de uma plataforma de petróleo vai para o espaço para explodir um asteroide” ou “Hey Google, toque um podcast recente com a participação de Sundar Pichai”. O Gemini vai entender o pedido e dar respostas alinhadas às intenções do usuário.

Automação e controles avançados

Uma das aplicações centrais dos assistentes inteligentes no ambiente doméstico é o gerenciamento de dispositivos da casa, e o Gemini for Home expande significativamente esta capacidade de controle e automação residencial.

Com a IA viabilizando uma compreensão maior dos comandos em linguagem natural dos usuários, a plataforma consegue entender comandos mais complexos, permitindo instruções combinadas como “apague todas as luzes, exceto as do escritório” ou “ligue as luzes da varanda e tranque a porta da frente ao pôr do sol”.

O gerenciamento de câmeras de segurança domésticas também se destaca. Agora, o assistente é capaz de interpretar o contexto dos alertas – por exemplo, identificando que “um entregador deixou um pacote na varanda” em vez de apenas sinalizar “movimento detectado”. Além disto, ele gera um relatório diário com os principais eventos registrados. E, caso seja preciso fazer uma busca nas gravações, o usuário pode fazer isto usando linguagem natural, com perguntas como “que horas as crianças chegaram em casa?” ou “a porta do carro ficou aberta?”.

Disponibilidade, assinatura e dispositivos

Além de estar disponível via aplicativo Android ou iOS, o Gemini for Home estará integrado nos dispositivos inteligentes com assistente de voz da Google. A linha atual de dispositivos inclui quatro modelos principais: as smart speakers Nest Audio e Nest Mini; o smart display Nest Hub, com tela de 7 polegadas; e o smart display Nest Hub Max, com tela de 10 polegadas e câmera integrada para videochamadas e reconhecimento facial.

DIspositivos inteligentes Google Home (Google Store EUA)

O assistente será compatível com todos os modelos de smart speakers, smart displays, câmeras e campainhas fabricados pela empresa nos últimos dez anos. O acesso dos usuários começará por meio de um programa de pré-lançamento inicialmente disponível nos EUA, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Canadá.

Os recursos mais avançados como o Gemini Live, as notificações com tecnologia de IA, o Home Brief, a pesquisa no histórico de vídeos e a criação de automações com o Ask Home estarão disponíveis por meio da nova assinatura Google Home Premium, a partir de US$ 10 por mês, ou para quem já assina o plano Google AI Pro ou o Google AI Ultra.

Para mais informações sobre o Gemini for Home, consulte o artigo no blog da Google. Para mais detalhes sobre os dispositivos, consulte a Google Store em smart speakers ou smart displays.

Impactos no consumo de mídia

As smart speakers e smart displays são dispositivos importantes no contexto do consumo de conteúdo de áudio e vídeo no ambiente doméstico. Para o rádio, eles representam potenciais substitutos para os aparelhos de mesa na sala e na cozinha assim como para os rádios de cabeceira nos quartos.

Além disto, as novas capacidades do assistente de voz do Gemini for Home acrescentam a este cenário novas possibilidades que podem impactar fortemente a forma como consumimos conteúdo e como interagimos com as mídias. Em um universo sem fronteiras, o ouvinte irá navegar livremente entre diversas opções de conteúdo e formato que competem pelo seu tempo e atenção – isto inclui rádio, músicas, podcasts, entretenimento, notícias, atualidades, educação, conhecimento, serviços etc. E, com a disponibilidade do assistente também em aplicativos, os mesmos impactos alcançarão os smartphones.

Em um post em seu blog, a Google exemplificou 100 maneiras de usar o novo assistente de voz. Dentre elas, muitas estão relacionadas, de forma direta ou indireta, ao consumo de conteúdo, redefinindo formas de interação e a experiência do usuário. São exemplos das mudanças de paradigma no ambiente competitivo da indústria do conteúdo de áudio, que representam desafios e oportunidades de inovação de alcance estratégico, inclusive para o rádio tradicional.

Para ilustrar este cenário de transformação, destacamos a seguir alguns destes casos de uso.

Descobrindo e ouvindo músicas

É fácil ouvir seus artistas favoritos no serviço de streaming de sua preferência com interação hands-free:
“Hey Google, toque <nome da música>” ou “OK Google, toque .”

Não lembra exatamente o que quer ouvir? Dê uma pista:
“Hey Google, toque a música do filme em que eles voam para o espaço para destruir um asteroide.”

Descubra novos artistas:
“Hey Google, quem canta essa música?”

Saiba mais sobre o que está tocando:
“OK Google, sobre o que falam essas letras?”

Encontre músicas parecidas:
“OK Google, quais são outras músicas parecidas com esta?”

Sinta a nostalgia:
“Hey Google, toque a música do verão de 1998.”

Escolha músicas para combinar com o seu humor:
“OK Google, quero uma música pop sobre superar desafios.”

Leve a música com você pela casa:
“Hey Google, mova a música para o alto-falante da sala.”

Acompanhando esportes

Veja quando o seu time joga novamente:
“Hey Google, quando é o próximo jogo do <nome do time>?”
E, para não perder, diga:
“Hey Google, coloque no meu calendário.”

Aprofunde-se nas análises:
“Hey Google, quais são os confrontos mais importantes do jogo de segunda à noite?”

Acompanhe os resultados:
“Hey Google, como o foi na última corrida?”
Ou descubra o desempenho geral:
“Hey Google, quem está liderando o campeonato?”

Reforce seus conhecimentos esportivos:
“Hey Google, quem são os cinco maiores pontuadores da história do basquete?”

Faça perguntas hipotéticas:
“OK Google, qual desses jogadores venceria um torneio um contra um, no auge da carreira?”

Ouvindo podcasts e histórias, assistindo vídeos e TV

Acompanhe seus podcasts favoritos:
“Hey Google, toque o episódio mais recente de <nome do podcast>.”

Ouça entrevistas:
“OK Google, toque um podcast recente com Sundar Pichai.”

Aprofunde seus interesses:
“Hey Google, toque um podcast sobre a vida na Roma antiga.”
ou
“OK Google, toque um podcast sobre comédia stand-up.”

Assista vídeos do YouTube direto no seu smart display:
“OK Google, toque um vídeo sobre como arranha-céus são construídos.”

Siga seus criadores favoritos:
“Hey Google, toque o vídeo mais recente de <nome do criador>.”

Descubra novos conteúdos:
“Hey Google, qual é o novo filme infantil com músicas marcantes de que todo mundo está falando?”
Ou:
“Hey Google, crie uma lista de séries premiadas para mim.”

Ouça uma história clássica:
“Hey Google, conte uma história.”

Crie histórias originais:
“Hey Google, conte uma história sobre um garoto e seu dragão de estimação.”
E continue a aventura:
“Hey Google, faça com que eles procurem o cristal mágico.”

Buscando notícias e atualidades

Entenda as notícias:
“Hey Google, let’s chat. O que o relatório de empregos tem a ver com as taxas de juros?”
E continue:
“Como cortar as taxas de juros estimula o consumo?”

Faça um tour personalizado sobre acontecimentos atuais:
“Hey Google, ouvi dizer que houve um avanço em computação quântica.”

Compreenda questões globais:
“Hey Google, o que é um déficit comercial?”

Meteorologia. Prepare-se para sair:
“Hey Google, vai chover hoje?”

Google e Amazon: a concorrência dos assistentes de voz

O Gemini for Home foi anunciado cerca de um mês depois da Amazon lançar a Alexa Plus, a nova versão da sua assistente de voz que, da mesma forma que a Google, oferece recursos avançados de inteligência artificial.

Veja mais detalhes sobre a nova assistente da Amazon no artigo Alexa Plus traz a inteligência artificial para o mercado de smart speakers.

Fonte: Google

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.