A GeoBroadcast Solutions (GBS) anunciou a aprovação final da sua patente para o sistema MaxxCasting. Em parceria com a GatesAir, a tecnologia já está no mercado faz alguns anos, mas só agora foi definitivamente patenteada.
O MaxxCasting é um sistema de reforço de sinal de FM que utiliza múltiplas estações de repetição com antenas baixas e menor alcance. O conceito é semelhante ao dos sistemas de telefonia celular.
Usando esta tecnologia como base, a GBS oferece também um outro sistema chamado ZoneCasting. Com ele, conteúdos diferentes podem ser direcionados para reforçadores de sinal específicos e serem transmitidos apenas uma determinada área. Por exemplo, a emissora pode estar transmitindo um comercial através da sua estação principal mas inserir um outro spot em um determinado reforçador, direcionando esta veiculação apenas para aquela área específica.
Esta inserção de conteúdo diferenciado é viabilizada por reforçadores especiais que funcionam apenas parte do tempo, o momento em que se deseja transmitir o conteúdo diferente.
A GBS não dá muitos detalhes de como o ZoneCasting opera sem causar interferências. Porém, em casos específicos, ele poderia apresentar um bom resultado. É o caso da transmissão em túneis ou no metrô, onde o sinal da estação principal não penetra e o sinal do reforçador fica restrito praticamente ao ambiente interno.
O uso do ZoneCasting depende de alterações na regulamentação, tanto para o uso de reforçadores com funcionamento intermitente como para a transmissão de conteúdos diferenciados dentro da área de cobertura da emissora.
Fonte: Radio World / Radio Magazine / GeoBroadcast Solutions