A Gol começou a oferecer internet a bordo agora em outubro. Após um mês de funcionamento, com equipamentos instalados em apenas três das 137 aeronaves da companhia, o serviço já registrou um total de mais 13 mil acessos nos 500 voos em que foi operado (até outubro 2018 toda a frota deve estar equipada com essa tecnologia).
O serviço é gratuito enquanto está em testes e deve passar a ser cobrado em abril de 2017.
Embora a Gol tenha sido a primeira companhia da América do Sul a oferecer este tipo de serviço, ele não é exatamente uma novidade e tem dois fatores críticos de sucesso bem conhecidos: o preço e a velocidade de acesso (alvo de reclamações de usuários em outras companhias do mundo).
O preço na Gol ainda não foi divulgado mas a tecnologia utilizada promete oferecer uma experiência melhor para o usuário em termos de velocidade de conexão. A plataforma instalada nas aeronaves da Gol é a 2Ku da empresa Gogo. O link da aeronave com a internet é fechado, via satélite, através de antenas separadas para transmissão e recepção de dados. Com isto, a taxa total da conexão pode chegar a 70 Mbps, mais que o dobro dos 30 Mbps típicos da geração anterior de equipamentos.
Não havendo bloqueios seletivos para o streaming de áudio, esta é mais uma janela que se abre para o rádio online.
Fonte: Tele.Síntese / Gol / Gogo