A busca do Google vai disponibilizar para o público em geral um novo recurso baseado em inteligência artificial, uma aplicação especialmente customizada do modelo Gemini para o Google Search.
Com a capacidade de interagir e desenvolver um raciocínio em etapas, interpretar imagens e vídeos, o modelo Gemini possibilitará que o usuário faça perguntas sobre qualquer assunto ou realize tarefas variadas, desde pesquisas complexas até planejamento e brainstorming, com o Google assumindo todo o trabalho pesado. Esta nova era para o Google Search promete transformar a maneira como os usuários interagem com a busca online, oferecendo respostas mais precisas e abrangentes para uma ampla gama de consultas.
Embora o Google promova esta atualização como uma forma de melhorar a qualidade da busca, o destaque dos conteúdos gerados por IA poderá impactar negativamente empresas e editores que dependem do tráfego do Google Search. As “AI Overviews”, como são chamados estes blocos de resultados da pesquisa, ocupam uma extensa área na tela e poderão ocultar os tradicionais resultados de web com “links azuis”, limitando significativamente as taxas de cliques.
Bart Goralewicz, fundador da Onely, já alertava sobre isto quando analisava a versão anterior da AI Overview (conhecida como SGE): “A SGE opera em um nível completamente diferente em comparação com a busca tradicional. Se você pretende ser destacado no Google SGE, precisará desenvolver uma estratégia distinta, adaptada a esse novo ambiente. É um jogo totalmente novo.”
Tomasz Rudzki, do ZipTie, complementa: “Com tantas mudanças semana após semana, as empresas que dependem da busca orgânica devem monitorar cuidadosamente a evolução do SGE [leia-se AI Overview].”
Fonte: Google / Search Engine Journal