A iHeartRadio, o maior grupo de rádios americano, deu início a uma nova fase na sua estratégia de programação ao comunicar à equipe que o grupo não usa e não pretende usar “personalidades geradas por IA” e nem “música feita por IA com vocalistas sintéticos fingindo serem humanos”. A orientação partiu de Tom Poleman, diretor de programação e presidente da empresa, em um memorando interno revelado inicialmente pela repórter Kristin Robinson, da Billboard. No documento, ele reafirma que a rede seguirá priorizando conteúdo apresentado e interpretado por pessoas reais, evitando o uso de locutores sintéticos e faixas que utilizem cantores virtuais.
A mensagem também introduz o projeto “Guaranteed Human”, iniciativa que passa a nortear a produção de áudio da companhia. Segundo Poleman, essa diretriz abrange não apenas a programação musical e os apresentadores das emissoras, mas igualmente o catálogo de podcasts, que deverá manter autoria e participação exclusivamente humanas.
Poleman destacou à equipe que o novo posicionamento passará a ser uma parte central da marca e deverá estar integrado a identidade sonora das emissoras – as vinhetas de identificação deverão fazer uma menção explícita ao caráter “Guaranteed Human” das emissoras. Segundo ele, o público deverá reconhecer o compromisso com conteúdos produzidos por pessoas sempre que sintonizar a programação.
O executivo reforçou que essa diretriz não deve ser entendida como um simples artifício de marketing afirmando “Lembrem-se, isso não é um slogan, é uma promessa. E faz parte da personalidade de cada estação.”
A iniciativa em defesa do conteúdo humano surge após manchetes recentes sobre o crescimento – e dificuldade cada vez maior de distinguir – vozes, músicas e podcasts gerados por IA. Milhões de músicas estão sendo produzidas por plataformas como a Suno e milhares são adicionadas diariamente aos catálogos dos serviços de música como Spotify e Deezer que tentam, sem muito sucesso, inibir este fluxo. Por outro lado, apoiados pelas plataformas de vozes sintéticas, apresentadores e locutores virtuais ganham espaços em rádios e podcasts.
Para reforçar seu argumento aos funcionários da iHeart, Poleman acrescentou estatísticas como: “70% dos consumidores dizem usar IA como ferramenta, mas 90% querem que sua mídia seja feita por humanos” e “92% afirmam que nada substitui a conexão humana – acima dos 76% registrados em 2016”.
Veja a seguir a íntegra do memorando de Poleman.
Equipe,
Há algumas semanas, compartilhei que a iHeart é uma das últimas fontes de entretenimento verdadeiramente humanas e nossos ouvintes vêm até nós em busca de companhia, conexão e autenticidade – algo que a IA não consegue reproduzir. Somos Guaranteed Human. Não usamos personalidades geradas por IA. Não tocamos música feita por IA com vocalistas sintéticos fingindo serem humanos. E os podcasts que publicamos também seguem esse princípio.
Obrigado por abraçarem nosso compromisso de manter tudo o que fazemos genuíno e autêntico. É isso que nos diferencia. E agora vamos um pouco além.
A partir de segunda-feira, 24/11, “Guaranteed Human” passa a ser parte essencial da nossa marca. Você ouvirá isso na nossa identidade sonora e queremos que os ouvintes sintam isso sempre que sintonizarem. Eis como:
IDs legais de hora em hora
A partir de segunda-feira, os IDs legais passam a dizer:
“(Prefixo da estação), (cidade de licença), uma estação iHeartRadio… Guaranteed Human” (com a assinatura sonora de batida cardíaca da iHeartRadio).
Eles irão ao ar todos os dias, a cada hora, em nossas emissoras.
Sweepers
Para complementar os IDs legais, queremos que vocês criem sweepers leves, divertidos e alinhados ao estilo da estação, reforçando que somos Guaranteed Human. Esses sweepers devem terminar com as palavras “Guaranteed Human”. Insiram-nos a cada hora, entre músicas ou trechos falados, sempre que fizer sentido. Muitas emissoras começarão já na segunda-feira, com outras entrando nesse ritmo nas semanas seguintes.
Em anexo, estão exemplos do ID legal e dos sweepers.
Lembrem-se, isso não é um slogan, é uma promessa. E faz parte da personalidade de cada estação. Quando os ouvintes interagem conosco, sabem que estão se conectando a vozes reais, histórias reais e emoção verdadeira. Essa é a nossa força.
Um pouco sobre porque isso importa tanto; a pesquisa mostra que:
- 70% dos consumidores dizem usar IA como ferramenta, mas 90% querem sua mídia feita por humanos.
- 92% usam redes sociais, mas dois terços afirmam que elas os fazem se sentir pior e mais desconectados.
- 92% dizem que nada substitui a conexão humana – acima dos 76% em 2016.
- Nove em cada dez afirmam que a confiança humana não pode ser reproduzida por IA.
Para deixar claro, incentivamos o uso de ferramentas de produtividade e distribuição impulsionadas por IA que ajudam a ampliar nossas operações – como agendamento, insights de audiência, análise de dados, automação de fluxos de trabalho, preparação de programas, edição e organização. Essas ferramentas nos ajudam a alcançar mais pessoas de forma eficiente, preservando a criatividade e a autenticidade humanas que definem a nossa marca.
Conversamos com nossos ouvintes constantemente e eles nos dizem que também usam IA como ferramenta, mas veem um limite:
- Três quartos esperam que a IA complique sua vida no próximo ano e além.
- 82% estão preocupados com o impacto da IA na sociedade.
- Dois terços têm receio de perder o emprego para a IA.
- E, curiosamente, dois terços até temem que a IA possa um dia entrar em guerra com os humanos.
Em resumo, nossa pesquisa mostra que 96% dos consumidores consideram atraente o conteúdo “Guaranteed Human”. Portanto, vamos investir nisso.
Obrigado por manterem tudo verdadeiro e por fazerem de “Guaranteed Human” algo que nosso público ouve e sente todos os dias.
Às vezes, é preciso escolher um lado. O nosso é o lado dos humanos.
Tom
Fonte: Billboard














