O número de modelos de smartphones com chip de FM ativado tem aumentado continuamente na América do Norte segundo o novo levantamento da North American Broadcasters Association realizado no primeiro trimestre deste ano. Porém, ainda há muitos modelos que possuem o chip mas a recepção não está ativada.
O levantamento mostrou que, nos EUA, 35% dos smartphones mais vendidos têm o chip de FM ativado, 55,2% têm o chip não ativado e 9,7% não têm o chip. Um avanço em relação ao trimestre anterior que registrou apenas 30,8% de smartphones com chip ativado.
O percentual alto de smartphones com chip não ativado pode ser atribuído aos iPhones que representam 96,7% destes casos.
De fato, o progresso vem ocorrendo com os smartphones Android – o percentual de modelos com chip desativado caiu de 15,8% no trimestre anterior para 3,3%.
No México, uma realidade mais próxima do Brasil, o percentual de modelos com chip ativado é de 63%. Este patamar mais elevado se explica, em parte, pela baixa participação do iPhone nas vendas de smartphones (1,9%).
Fonte: Inside Radio / NABA