A AdsWizz, plataforma de publicidade programática para áudio, publicou o ebook “Advanced Targeting in Digital Audio Advertising”.
O trabalho enfatiza a evolução da compra programática de um processo puramente transacional, focado em preço e eficiência, para uma abordagem mais estratégica e orientada para resultados.
Antigamente, a compra programática era vista como uma maneira de automatizar a compra de mídia a granel a um preço mais baixo. O foco era na transação em si, em vez do impacto geral da campanha. Agora, a compra programática evoluiu para incluir recursos avançados de segmentação que permitem que os anunciantes alcancem públicos específicos com mensagens personalizadas e relevantes. Isso significa que o foco mudou da simples compra de impressões para a construção de relacionamentos com o público e a obtenção de resultados mensuráveis.
O ebook destaca essa mudança, concentrando-se nos benefícios da segmentação avançada, que permite aos anunciantes alcançarem o público certo no momento certo, criar campanhas mais relevantes e envolventes e aumentar o retorno do investimento em publicidade.
Os cinco métodos de segmentação avançada discutidos no ebook são descritos a seguir.
Público preditivo
Usando dados de empresas como a Comscore, os anunciantes podem segmentar o conteúdo em que seu público-alvo se destaca. Isso permite atingir pessoas com base em seus hábitos de visualização de TV, comportamento de jogos e estágio de vida, sem depender de identificadores tradicionais. São mais de 300 segmentos disponíveis.
Segmentação multicultural
Os anunciantes podem segmentar os ouvintes multiculturais com base em gênero musical, localização, idioma do conteúdo e públicos preditivos para alcançar grupos demográficos específicos. Isso cria uma conexão importante ligada às paixões culturais.
Por exemplo, buscando envolver o público hispânico americano, uma marca de beleza poderia aumentar a intenção de compras durante a época de festividades com mensagens em espanhol, voltadas para entusiastas da beleza e direcionadas para veiculação em podcasts relevantes.
Segmentação por clima
Usando dados meteorológicos em tempo real, os anunciantes podem segmentar os ouvintes com base nas condições atuais do tempo. Isso permite mensagens altamente contextuais, com alto envolvimento e relevância, direcionadas com base em necessidades, otimizando o investimento publicitário.
Por exemplo, durante uma frente fria e tempestades, as mensagens poderiam promover roupas de inverno, aplicações de entrega em condições meteorológicas adversas ou serviços de reparação de casas após temporais.
Segmentação por localização
Além dos métodos padrão, como país e cidade, os anunciantes podem segmentar usando informações de longitude e latitude, código postal e pontos de interesse que permitem obter uma granularidade até locais exatos e em tempo real.
Isso permitiria atingir públicos em torno de grandes eventos, oferecendo, por exemplo, serviço de transporte antes de um grande jogo ou uma mercadoria após um show.
Segmentação por “mood” do conteúdo
Com base no comportamento ouvindo música, os anunciantes podem segmentar os ouvintes de acordo com o seu “mood” atual, ou seja, o seu estado de ânimo e vibe.
A AdsWizz avalia uma biblioteca com mais de 60 milhões de músicas para classificar o “mood” em nove segmentos: amoroso, angustiado, energético, festivo, concentrado, relaxado, tranquilo, feliz e reconfortante.
Com isto, os anunciantes podem alinhar suas mensagens com o estado emocional do ouvinte. Por exemplo, uma marca de viagens poderia direcionar suas mensagens para ouvintes que procuram relaxar.
Os demais filtros de segmentação
Além dos métodos avançados, a AdsWizz oferece ainda as opções de filtro descritas a seguir.
Geo
Define país, região, sub-região, cidade, Designated Market Area (DMA) (somente EUA), Metropolitan Statistical Area (MSA) (somente EUA), Census Metropolitan Area (CMA) (somente Canadá).
Dispositivo
Especifica o dispositivo usado pelo ouvinte como celulares e tablets, desktops e laptops, smart TVs, consoles de jogos, dispositivos conectados (Chromecast) e smart speakers.
Data e hora
Fixa um agendamento com horários e dias específicos da semana ou proibição de horários e dias específicos da semana
Editor e inventário
Filtra o gênero do editor, idioma do conteúdo, tipo de editor ou posição do áudio.
Contexto de escuta
Seleciona ouvintes que usam fones de ouvido, Wi-Fi ou celular, dispositivos Bluetooth e outros periféricos. Como aplicação, por exemplo, a segmentação por fone de ouvido poderia ser utilizada para promover produtos mais pessoais ou discretos.
Demografia
É uma solução probabilística para idade e gênero do ouvinte permitindo anúncios direcionados, porém, compatíveis com a privacidade que transformam a maneira como os anunciantes se conectam com o público.
Perfis comportamentais
Seleciona nível educacional, renda familiar, vários interesses, cargos, ocupações, estado civil etc.
Contextual de podcast
Usando a tecnologia de transcrição de fala para texto, este filtro permite a segmentação no nível do tópico e do episódio.
O ebook pode ser baixado aqui.
Fonte: AdsWizz