RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Nielsen e Edison Research: rádio é o conteúdo de áudio mais ouvido

25/11/2024 | Podcasting, Rádio OTA, Rádio por Assinatura, Serviços de Música

A pesquisa trimestral Share Of Ear, da Edison Research, é uma referência para se acompanhar os hábitos de consumo de conteúdo de áudio das pessoas com 13 anos ou mais nos EUA.

Dentre os dados pesquisados, está o percentual do tempo total de consumo, em um dia, dedicado a cada fonte de áudio.

Os números da edição do terceiro trimestre deste ano mostraram que 36% do tempo diário de escuta de áudio é atribuído ao rádio AM/FM. Neste percentual, estão incluídas tanto a audiência proveniente das transmissões tradicionais como aquelas do streaming online das emissoras.

A Edison destaca as seguintes mudanças em relação ao cenário no trimestre anterior:

  • Música via streaming (que inclui serviços como Spotify, Amazon, Apple Music, Pandora, etc.) ganhou um ponto, representando 21% do tempo diário de escuta de áudio. Cabe observar que esta categoria não inclui podcasts, que possuem uma categoria própria.
  • Rádio por assinatura via satélite SiriusXM ganhou um ponto, chegando a 9% do tempo diário de escuta de áudio.
  • YouTube Music perdeu um ponto, representando agora 13% do tempo diário de escuta de áudio.

Um outro estudo trimestral, avalia também o tempo de consumo de conteúdo de áudio, porém, considerando apenas as fontes suportadas por publicidade. É o The Record, da Edison Research em parceria com a Nielsen.

A edição do terceiro trimestre deste ano deste estudo mostra que os ouvintes passaram 67% do tempo diário com áudio apoiado por anúncios ouvindo rádio, 18% ouvindo podcasts, 11% usando serviços de streaming de áudio e 3% com rádio por satélite.

Entre os jovens de 18 a 34 anos, o rádio agora representa a maior parte do tempo diário dedicado ao áudio com anúncios, crescendo para 51% no terceiro trimestre, em comparação com 48% no trimestre anterior. A participação dos podcasts (31%) nesse público diminuiu pelo segundo trimestre consecutivo, caindo de 35% no segundo trimestre e 37% no primeiro trimestre.

Mas não são apenas os ouvintes mais jovens que estão sintonizando o rádio. Em todas as faixas etárias, os consumidores dedicam mais da metade do seu tempo diário de áudio com anúncios ao rádio, e os ouvintes com 35 anos ou mais destinam quase 75% do seu tempo de áudio ao rádio.

Fonte: Edison Research / Nielsen

Posts Relacionados
Receita do rádio com o digital atinge novo recorde nos EUA
Receita do rádio com o digital atinge novo recorde nos EUA

O mais recente relatório anual de benchmarking digital do RAB e Borrell Associates revela que as receitas digitais da indústria de rádio no mercado americano atingiram um novo recorde e alcançaram US$ 2,1 bilhões no...

Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo
Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo

O Spotify anunciou seus resultados do quarto trimestre de 2024 e do fechamento do ano, revelando um forte crescimento em várias áreas. A empresa celebrou seu primeiro ano completo de lucratividade, superando as...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.