A pesquisa trimestral Share Of Ear, da Edison Research, é uma referência para se acompanhar os hábitos de consumo de conteúdo de áudio das pessoas com 13 anos ou mais nos EUA.
Dentre os dados pesquisados, está o percentual do tempo total de consumo, em um dia, dedicado a cada fonte de áudio.
Os números da edição do terceiro trimestre deste ano mostraram que 36% do tempo diário de escuta de áudio é atribuído ao rádio AM/FM. Neste percentual, estão incluídas tanto a audiência proveniente das transmissões tradicionais como aquelas do streaming online das emissoras.
A Edison destaca as seguintes mudanças em relação ao cenário no trimestre anterior:
- Música via streaming (que inclui serviços como Spotify, Amazon, Apple Music, Pandora, etc.) ganhou um ponto, representando 21% do tempo diário de escuta de áudio. Cabe observar que esta categoria não inclui podcasts, que possuem uma categoria própria.
- Rádio por assinatura via satélite SiriusXM ganhou um ponto, chegando a 9% do tempo diário de escuta de áudio.
- YouTube Music perdeu um ponto, representando agora 13% do tempo diário de escuta de áudio.
Um outro estudo trimestral, avalia também o tempo de consumo de conteúdo de áudio, porém, considerando apenas as fontes suportadas por publicidade. É o The Record, da Edison Research em parceria com a Nielsen.
A edição do terceiro trimestre deste ano deste estudo mostra que os ouvintes passaram 67% do tempo diário com áudio apoiado por anúncios ouvindo rádio, 18% ouvindo podcasts, 11% usando serviços de streaming de áudio e 3% com rádio por satélite.
Entre os jovens de 18 a 34 anos, o rádio agora representa a maior parte do tempo diário dedicado ao áudio com anúncios, crescendo para 51% no terceiro trimestre, em comparação com 48% no trimestre anterior. A participação dos podcasts (31%) nesse público diminuiu pelo segundo trimestre consecutivo, caindo de 35% no segundo trimestre e 37% no primeiro trimestre.
Mas não são apenas os ouvintes mais jovens que estão sintonizando o rádio. Em todas as faixas etárias, os consumidores dedicam mais da metade do seu tempo diário de áudio com anúncios ao rádio, e os ouvintes com 35 anos ou mais destinam quase 75% do seu tempo de áudio ao rádio.
Fonte: Edison Research / Nielsen