Dados da Kantar revelam que 91% dos brasileiros, ou seja, cerca de 9 em cada 10 pessoas, consomem conteúdo de áudio, em seus diferentes formatos, no seu dia a dia. É o público do rádio, dos podcasts e das plataformas de streaming.
O rádio é o principal formato deste segmento da mídia e alcança 79% da população, cerca de 8 em cada 10 pessoas, com um tempo médio diário de consumo de 3h55. Popular em todo o país, o rádio é ouvido também como fonte de notícias locais – 69% dos ouvintes de rádio gostam de se conectar ao meio pois este traz informações da sua cidade.

Os dados da Kantar reafirmam ainda como o rádio é percebido como um meio ágil e de credibilidade. Reconhecido por 77% dos ouvintes como uma fonte ágil de notícias, 58% deles afirmam também que confiam no meio para se manterem informados. E uma parcela, atualmente significativa, de 50% acredita que a informação difundida pela emissora não se trata de fake news.

Consumo na internet
Embora a audiência do rádio esteja concentrada na recepção tradicional AM/FM, over-the-air, o consumo do conteúdo das estações através da internet já é, também, relevante. Como revelam os dados da Kantar, entre as Top 10 emissoras brasileiras, o consumo pela internet agrega 54% de alcance ao consumo no dial.
Dos ouvintes de rádio, 78% estão habituados a consumir o conteúdo através das transmissões AM/FM, 28% acessam pelo YouTube, seja apenas em áudio ou assistindo também ao vídeo ao vivo. E ainda 12% declaram seguir o conteúdo produzido pela rádio por meio dos serviços de streaming de áudio.

Todos esses dados fazem parte do estudo Inside Audio 2024, da Kantar. Siga este link para ver a íntegra do relatório.
Fonte: Inside Audio 2024 – Kantar