As rádios buscam as maneiras mais eficientes para se conectar com o público jovem e a abordagem híbrida do YouTube, que mescla elementos visuais e áudio, está ganhando força, tornando-se um inesperado líder das plataformas para consumo de podcasts.
De acordo com a edição mais recente do relatório Edison Podcast Metrics, o YouTube emergiu como a plataforma mais popular para ouvir podcasts nos EUA. Os dados revelam que 31% dos ouvintes semanais de podcasts, com 13 anos ou mais, escolhem o YouTube como sua plataforma preferida para ouvir podcasts, superando o Spotify, que possui 27%, e o Apple Podcasts, com 15%.
As descobertas da Edison Research mostram que os ouvintes da Geração Z estão impulsionando essa mudança, com 84% dos ouvintes mensais de podcasts dessa geração sintonizando podcasts que incluem um componente de vídeo. Quase metade (49%) desse grupo demográfico afirma que os podcasts em vídeo os ajudam a entender melhor o tom e o contexto por meio de sinais visuais, como expressões faciais, enquanto 45% relatam se sentir mais conectados aos apresentadores através do vídeo.
Embora tradicionalmente conhecido por vídeos, a ascensão do YouTube como uma das principais plataformas de podcasts destaca a crescente tendência do podcasting em vídeo. Muitos podcasters agora produzem programas em formatos de áudio e vídeo, permitindo que os fãs ouçam ou assistam aos episódios.
Essa abordagem híbrida levou a experiências mais envolventes, especialmente para o público jovem.
De acordo com uma pesquisa da SoundsProfitable, 66% dos consumidores semanais de podcasts consultados indicaram que o YouTube é onde descobrem seus podcasts em vídeo favoritos. Além disto, 48% dos ouvintes semanais de podcasts, que escutam 75% ou mais de seus programas em áudio, também relataram ter descoberto seus podcasts favoritos no YouTube.
Para o rádio, a lição da ascensão do YouTube como uma potência em podcasts é clara: o engajamento que vai além do áudio tradicional aprofunda a conexão da Geração Z com o conteúdo. Ao integrar elementos de vídeo, seja por meio de transmissões ao vivo, clipes de redes sociais ou podcasts em vídeo completos, as emissoras de rádio podem criar uma presença multiplataforma que atrai e retém esse público.
Fonte: Radio Ink