Um estudo recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa da Polônia (NASK), revelou que aproximadamente 25% dos empregos no mundo estão potencialmente expostos à transformação pela inteligência artificial (IA) generativa. Esse tipo de IA é capaz de criar conteúdos novos, como textos, imagens, músicas e vídeos, e sua crescente adoção pode remodelar significativamente o mercado de trabalho global.
O relatório intitulado “IA Generativa e Empregos: Um Índice Global Refinado de Exposição Ocupacional” destaca que a exposição à IA generativa varia conforme o nível de renda dos países. Em nações de alta renda, como as da Europa e América do Norte, cerca de 34% dos empregos estão potencialmente expostos, enquanto em países de baixa renda essa taxa é de aproximadamente 19%.
Além disso, o estudo aponta que as mulheres estão mais expostas à automação por IA do que os homens. Globalmente, 8,6% dos empregos ocupados por mulheres estão em risco de automatização, comparado a 3,3% dos empregos ocupados por homens.
A OIT enfatiza que, embora a IA generativa possa automatizar certas tarefas, a maioria dos empregos será transformada em vez de completamente substituída. Isso significa que muitas funções poderão ser aprimoradas com o auxílio da IA, exigindo uma adaptação dos trabalhadores às novas tecnologias.
Os impactos na indústria do conteúdo de áudio
Além das ocupações “Não Expostas” ou com “Exposição Mínima”, a pesquisa da OIT classificou as demais em quatro faixas segundo o grau de exposição aos impactos da IA:
- Faixa 1: A maioria das tarefas tem pouca chance de serem automatizadas, mas algumas poucas podem ser muito afetadas.
- Faixa 2: O trabalho tem uma mistura equilibrada de tarefas que podem ou não ser automatizadas.
- Faixa 3: Muitas tarefas têm alto potencial de automação, mas ainda há bastante variação entre elas.
- Faixa 4: Quase todas as tarefas têm alto risco de serem automatizadas, com pouca variação entre elas.
Destacamos a seguir algumas ocupações relacionadas à indústria do conteúdo de áudio e como elas foram classificadas:
Ocupação | Classificação |
Profissionais de Publicidade e Marketing | 3 |
Jornalistas | 3 |
Engenheiros de Telecomunicações ou Eletrônicos | 2 |
Locutores de rádio, televisão e outras mídias | 2 |
Gerentes de Vendas e Marketing | 2 |
Técnicos de Telecomunicações ou Eletrônica | Exposição Mínima |
Gerentes de Publicidade e Relações Públicas | Exposição Mínima |
Diretores-gerentes e executivos-chefes | Exposição Mínima |
Técnicos de Radiodifusão e Audiovisual | Exposição Mínima |
A lista completa de ocupações pode ser vista nessa reportagem do G1.
Fonte: G1