A Brigde Ratings divulgou dados do seu estudo “Podcast Time Spent Listening” que analisou o perfil de consumo de podcasts. A pesquisa, concluída em março de 2016, durou um ano e avaliou uma base de 3.000 usuários americanos, de 12 a 64 anos que tinha escutado pelo menos cinco podcasts diferentes nos últimos 30 dias.
Um dos achados do estudo foi o “tempo médio de abandono”, uma referência importante a ser levada em consideração por produtores de conteúdo e anunciantes. Algumas das razões apontadas pelos usuários para interromper a audição dos podcasts foram: tópico, locução, impactos do estilo de vida, qualidade técnica e se o podcast estava atendendo ou não às suas expectativas.
Em números (ver gráfico), a taxa de abandono antes de 15 minutos é de 26%. Para 30, 45 e 60 minutos, respectivamente, chega à 41%, 60% e 85%. A média geral foi de 33 minutos.
O tempo médio de abandono também varia de acordo com o assunto. Os temas mais populares com os maiores tempos são:
- Esportes e recreação: 47 minutos
- Jogos e hobbies: 45 minutos
- Tecnologia (incluindo internet): 40 minutos
- Negócios: 35 minutos
O estudo aponta ainda os casos de podcasts que são ouvidos mais de uma vez pelo usuário. Seja pela complexidade do tema ou outra razão, a dupla audiência significa dupla exposição do usuário às propriedades comerciais. Temas com maiores evidências deste fenômeno são: negócios, tecnologia, TV e cinema, jogos e hobbies e a categoria ciência e medicina.
Fonte: Brigde Ratings