RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Pesquisa avalia qualidade de áudio no streaming

05/09/2016 | Tecnologia

Áudio

 

Em princípio, quanto maior a taxa de transmissão, mais bits por segundo, melhor será a qualidade do áudio. Mas, á medida que a taxa aumenta, fica cada vez mais difícil perceber a diferença no aumento da qualidade.

De fato, uma pesquisa da CNBC, repetindo o resultado de outros estudos sobre o assunto, mostrou que, para a pessoa média, não há muita diferença.

Nesta pesquisa, os participantes acompanharam clipes de áudio do Tidal, Spotify e Apple Music. O Tidal transmitindo em “hi-fi”, alta qualidade, foi a referência para as avaliações. Spotify e Apple Music foram ouvidos transmitindo na qualidade máxima disponível pelo serviço – o Spotify em 320 kbps e o Apple Music em 256 kbps.

De um total de 48 músicas, o hi-fi do Tidal foi corretamente identificado 16 vezes, teoricamente, a mesma porcentagem que resultaria de uma simples adivinhação. Em pelo menos quatro casos, o participante disse que não podia notar qualquer diferença.

Porém, é preciso tomar cuidado e não generalizar esta conclusão. Ela vale para as taxas de transmissão mais altas. Em condições típicas, as taxas utilizadas são mas baixas e, aí, a questão da qualidade deve ser avaliada com mais cuidado.

Como referência, reunimos a seguir as configurações oferecidas pelos três serviços:

1- Tidal

  • “Qualidade normal”: 96 kbps (AAC+)
  • “Alta qualidade”: 320 kbps (AAC)
  • “HiFi”: 1.411 kbps (FLAC – Lossless)

2- Spotify

  • “Baixa qualidade” para celular: 96 kbps (Ogg Vorbis)
  • “Alta qualidade” para celular: 160 kbps (Ogg Vorbis)
  • “Qualidade extrema” para celular (atualmente só no iOS e Android): 320 kbps (Ogg Vorbis)
  • “Qualidade padrão” para desktop: 160 kbps (Ogg Vorbis)
  • “Alta taxa de bits” para desktop disponível no Spotify Premium: 320 kbps (Ogg Vorbis)

3- Apple Music

  • 256 kbps (AAC)

 

Fonte: RAIN / Spotify / Tidal

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2024 10
Mídia Clipping 2024 10

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. Os hábitos do ouvinte de rádio...

Mídia Clipping 2024 10
Mídia Clipping 2024 9

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. Dados da Kantar mostram a força do...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.