O RAJAR, órgão de pesquisa de audiência do Reino Unido, publicou o seu relatório do segundo trimestre de 2016. Podemos destacar os seguintes fatos:
- A série histórica (ver gráfico abaixo) mostra que o alcance semanal do rádio no Reino Unido está estável e no último trimestre ficou em 90% da população. No levantamento do RAJAR para o primeiro trimestre, havia uma tendência de queda que não se repetiu agora.
- O alcance semanal da audiência digital (plataformas DAB, DTV e Online juntas) é de 59% da população. Individualmente os alcances são: DAB 44,8%, DTV 14,9% e Online 19,3%. O DAB e o online cresceram em relação ao trimestre anterior. A soma ultrapassa 59% por conta da superposição do alcance em mais de uma plataforma).
- Considerando o número de horas de audiência em cada plataforma, um parâmetro mais representativo para mostrar o peso de cada uma, o rádio AM/FM tem um share de 54,7% versus 45,3% da soma das plataformas digitais (DAB 32,2%, DTV 5,1% e Online 8%).
- O alcance mensal do rádio via mobile é de 27%, um crescimento de 6% em relacão ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: RAJAR