RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Plataforma de áudio de will.i.am lança rádio interativo baseado em IA

09/09/2024 | Inteligência Artifical

O músico e empreendedor will.i.am lançou um recurso na sua plataforma FYI.AI que remete ao poder do rádio, mas é impulsionado por IA.

Acessado através do aplicativo FYI.AI para smartphones iPhone e Android, o novo recurso é chamado de RAiDiO.FYI e combina locução, informações e músicas para gerar uma programação de forma semelhante a uma estação de rádio. Porém, o RAiDiO.FYI permite ainda que os ouvintes conversem com os apresentadores – que são personas de IA – assim como personalizem o conteúdo da programação.

FYI é o nome da empresa de tecnologia fundada por will.i.am, que utiliza IA para profissionais de criação. O recurso RAiDiO.FYI é descrito como uma “plataforma de mídia interativa e conversacional, com infusão de IA, que transforma o rádio como o conhecemos em uma nova dimensão.”

O lançamento do recurso foi em 20 de agosto, o Dia Nacional do Rádio nos EUA, com um comunicado à imprensa que diz: “Tendo construído sua carreira musical com o supergrupo global Black Eyed Peas, will.i.am tem um carinho especial pelo rádio e entende em primeira mão como ele é fundamental para lançar e promover os eventos musicais mais amados do mundo. Como o público agora tem múltiplos caminhos para acessar música, notícias e informações através do rádio, serviços de streaming e podcasts, a introdução do RAiDiO.FYI chega no momento certo para aproveitar a IA e permitir que os ouvintes personalizem o conteúdo conforme suas preferências e descubram novas músicas em seus próprios termos.”

A empresa afirma que a plataforma combina rádio com IA em uma “experiência única semelhante à transição do uso de um telefone tradicional para um smartphone.” O anúncio enfatiza a interatividade. Ele afirma que os ouvintes “podem conversar com suas estações de rádio e perguntar sobre a música ou as histórias por trás das canções, aprofundando-se nas notícias, esportes, cultura e tendências da moda. Os ouvintes se tornam participantes ativos instantaneamente, escolhendo tópicos, fazendo perguntas e conversando com personas de IA. Através de estações confiáveis como fonte e inspiração, o público pode explorar paixões e interesses em um nível muito mais profundo.”

O ouvinte pode escolher entre várias personas de IA “incluindo vozes únicas que refletem a cultura, desde as ruas do sul de Los Angeles até os clubes underground do leste de Londres.” Um ouvinte pode interromper uma persona de IA, usando linguagem conversacional para pedir mais informações sobre o conteúdo e receber dados e notícias. A personalização do conteúdo é baseada na localização e o ouvinte ainda pode interferir na curadoria de notícias e tópicos.

A FYI oferece ainda estações temáticas produzidas em parceria com criadores de conteúdo “para fazer curadoria e publicar as notícias mais recentes e frescas.” Fazem parte deste catálogo estações de cultura pop, esportes, política, moda, finanças e outras.

A empresa divulgou um breve vídeo de demonstração que pode ser visto abaixo.

Fonte: Radio World

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.