A jornalista investigativa e apresentadora, Connie Walker, ganhou o Prêmio Pulitzer 2023 de jornalismo por reportagem de áudio, pelo seu trabalho na série Surviving St. Michael’s, a segunda temporada do seu podcast Stolen.
A série foi lançada em maio de 2022, após uma investigação da jornalista sobre o passado conturbado do seu falecido pai revelar uma história maior de abuso de centenas de crianças indígenas, incluindo outros membros da família Walker, em na escola-internato indígena St. Michael’s Residential School, no Canadá.
A investigação de meses de Walker expôs, por meio dos episódios do podcast, mais de 200 alegações de abuso sexual contra padres, freiras e funcionários que trabalhavam na escola. A série, centrada nos membros próximos da família de Walker, explorou os ciclos de abuso que começam frequentemente com traumas na infância, ao mesmo tempo em que ofereceu caminhos para cura e esperança.
O prêmio veio logo após o anúncio, no mês anterior, de que Stolen: Surviving St. Michael’s recebeu também o prêmio Peabody. A série ganhou ainda o prêmio Alfred I. duPont-Columbia, um Ellie da American Society of Magazine Editors e uma menção honrosa do Dart Awards for Excellence in Coverage of Trauma.
O Conselho do Pulitzer adicionou a categoria de reportagem de áudio em 2020 em reconhecimento ao que disse ser o “renascimento do jornalismo de áudio nos últimos anos”. A categoria de áudio está aberta apenas para emissoras de rádio e podcasters.
Fonte: Podcast News Daily