O Prêmio Pulitzer 2024 de jornalismo por reportagem de áudio foi concedido para a equipe do Invisible Institute e da USG Audio (uma divisão do Universal Studio Group) pela série de sete episódios do podcast “You Didn’t See Nothin”.
A série é apresentada pelo jornalista e ex-presidiário Yohance Lacour, que revisita um crime de ódio relacionado ao racismo, em Chicago dos anos 1990, com uma combinação de memórias, história da comunidade e jornalismo.
Em 1997, Lenard Clark foi espancado até entrar em coma por um grupo de adolescentes brancos mais velhos simplesmente por ser negro em um bairro branco. A mídia rapidamente voltou-se para histórias de reconciliação racial, com a cooperação de líderes negros e da família do agressor. Na época do ataque, Lacour estava no início dos seus 20 anos, escrevendo peças teatrais, vendendo maconha e morando na casa do seu pai no South Side de Chicago. Incapaz de ficar parado enquanto a mídia transformava o crime de ódio em um conto de fadas de reconciliação racial, Lacour começou a trabalhar com um jornal local do bairro para investigar o cruel crime de ódio. “You Didn’t See Nothin“ (Você não viu nada) coloca Lacour de volta a Chicago após uma sentença de 10 anos de prisão, rastreando figuras-chave para examinar como a história se conecta ao momento presente, refletir sobre seu papel como jornalista e contador de histórias, e explorar o abuso do poder em Chicago.
A série usa áudio arquivado e novas entrevistas com os envolvidos para trazer uma perspectiva nova à narrativa e corrigir o registro histórico deste caso quase 25 anos depois.
Em 2023, o vencedor do Pulitzer foi outro podcast de jornalismo investigativo, o “Stolen: Surviving St. Michael’s”, como registramos aqui.
Fonte: Pulitzer / Invisible Institute / USG audio