O projeto de pesquisa “The Download on Podcasting”, uma parceria entre a DMR/Interactive e a Texas A&M University, foi criado com o objetivo de responder às seguintes perguntas:
- A audiência de podcasts e rádio são superpostas?
- O podcasting pode ser uma fonte de novos talentos para o rádio?
- Quais são os principais desafios e oportunidades de monetização do podcasting?
- Como os podcasters estão capturando e alavancando dados de audiência?
Na última semana, o projeto publicou um relatório que reuniu insights de empresas de pesquisa e opiniões de executivos do setor.
Citando dados da ZenithOptimedia publicados no The Wall Street Journal, o relatório estima que o faturamento da indústria de podcasting em 2016 chegue aos US$ 35 milhões. Ainda é um montante pequeno se comparado aos US$ 18 bilhões do rádio, mas é importante se considerado como de uma indústria que ainda está nascendo.
Em depoimento reproduzido no relatório, Norm Pattiz, fundador e CEO da PodcastOne, produtora e distribuidora de podcasts, acredita que o setor pode chegar em pouco tempo aos US$ 100 milhões de faturamento. Ele destaca ainda que a relação próxima entre o rádio tradicional e o podcasting se reflete também nas participações societárias das empresas dos dois setores – o grupo de rádio Hubbard Radio detém 30% de participação na PodcastOne.
O relatório registra ainda o depoimento de Steve Goldstein, fundador e CEO da Amplifi Media, outra produtora e distribuidora de podcasts. Segundo ele, 20% do consumo de áudio ocorre através dos smartphones e, com a integração aos sistemas de entretenimento dos carros, a audiência do podcasting e a cultura do consumo on-demand tendem a aumentar cada vez mais.
Fonte: RAIN / The Download on Podcasting / The Wall Street Journal