O estudo The Podcast Consumer 2025, da Edison Research, confirma o que muitos já percebiam no dia a dia: os podcasts se consolidaram como um meio de comunicação de massa nos Estados Unidos, alcançando recordes históricos de audiência e ampliando sua relevância para diferentes perfis de público e anunciantes.
Os resultados da pesquisa apontam tendências que, mesmo derivadas de um mercado mais maduro, podem oferecer insights para compreender também o cenário do podcasting no Brasil.
Os podcasts se tornaram mainstream na comunicação de massa
Atualmente, 73% da população norte-americana com 12 anos ou mais já ouviu ou assistiu a um podcast e 55% são ouvintes mensais. O número de ouvintes semanais chegou a 115 milhões, representando 40% da população – um crescimento expressivo quando comparado a 2015.
Nos últimos 10 anos, o tempo semanal total gasto com podcasts saltou 355%, atingindo 773 milhões de horas.

Um público amplo, diversificado e de alto valor
Os podcasts atraem todas as faixas etárias, mas o consumo é especialmente alto entre jovens: 66% das pessoas de 12 a 34 anos são ouvintes mensais, contra 61% entre 35 e 54 anos e 38% entre 55 anos ou mais.

Além de serem numerosos, os ouvintes têm um perfil atrativo para o mercado: 47% têm renda anual acima de US$ 75 mil (na faixa da classe média americana), 51% possuem diploma universitário e 18% são empresários.
O papel crescente do vídeo
O formato de vídeo vem transformando o universo dos podcasts. Pouco mais da metade (51%) da população dos EUA já consumiu um podcast em vídeo, 37% são espectadores mensais e 26% podem ser considerados habituais (assistiram a um episódio na semana que antecedeu a pesquisa).

Entre os jovens da Geração Z (13-24 anos), YouTube e redes sociais são as principais portas de entrada para novos conteúdos. Isso amplia o alcance para públicos mais diversos e engajados, ao mesmo tempo em que exige que produtores explorem múltiplas plataformas.
Publicidade com retorno e confiança
Os podcasts oferecem um ambiente de alta receptividade publicitária: 88% dos ouvintes semanais acreditam que ouvir anúncios é um preço justo a se pagar pelo conteúdo gratuito e 68% afirmam não se incomodar com a publicidade nos episódios.
Mais do que isto, a fatia dos ouvintes semanais que comprou um produto após ouvir um anúncio em um podcast é significativa e vem aumentando nos últimos anos – passou de 34% em 2020 para 44% em 2025.

Os fãs de podcasts são também engajados, seja com o programa em si, com o apresentador ou com o podcasting em geral. E este vínculo com o programa ou o apresentador se traduz em influência – 55% dos fãs declaram que eles têm maior probabilidade de considerar produtos se o apresentador recomendar, 65% sentem-se gratos às marcas que apoiam seus podcasts favoritos e 57% prestam atenção às marcas que apoiam seus podcasts favoritos.
Podcasts conquistam o público feminino
Diminuindo o gap que havia de uma audiência um pouco mais masculina, o número de mulheres ouvintes mensais triplicou em dez anos, passando de 16% em 2015 para 45% em 2025. Quase metade dos podcasts mais ouvidos por esse público é apresentada ou coapresentada por mulheres – um indicativo da crescente representatividade e diversidade de vozes no setor.
Além disso, é interessante notar que 75% das mulheres com 18 anos ou mais que são ouvintes mensais de podcasts, agiram em resposta a anúncios ou patrocínios nos episódios que escutaram.
Tecnologia e novos hábitos de escuta
O avanço de dispositivos como smart TVs (presentes em 75% dos lares americanos) e de sistemas de conectividade em veículos como Apple CarPlay e Android Auto amplia o leque de ocasiões para ouvir podcasts.
Em TVs conectadas, por exemplo, os podcasts já superam a audiência de videoclipes no YouTube quando o consumo é puramente de áudio.

No carro, 31% dos motoristas ou passageiros com 18 anos ou mais já ouviram podcasts em seu veículo principal. Dentre aqueles que têm sistemas de infotainment com Android Auto ou Apple CarPlay em seu carro, 44% disseram ouvir podcasts.
Por que isso importa para criadores e marcas
Os dados mostram que os podcasts não são mais um nicho, mas sim um canal consolidado e altamente eficaz para atingir públicos diversos, engajados e de alto poder de compra. O crescimento do vídeo, a força entre jovens e mulheres e a integração com novas tecnologias indicam que este mercado continuará em expansão, abrindo oportunidades para produtores de conteúdo, plataformas e anunciantes.
Fonte: Edison Research














