Fundada em 2005, a Podtrac é uma empresa americana de medição e análise de audiência de podcasts certificada pelo IAB. A sua medição é utilizada por milhares de podcasts e editores de destaque e é compatível com qualquer empresa de hospedagem de podcasts, dispositivos de usuários, tecnologia de veiculação de anúncios ou outras ferramentas de relatórios.
A Podtrac utiliza como métrica o número de “Downloads Únicos” do episódio e, para isto, ela monitora mais de um bilhão de downloads por mês. A empresa afirma que a sua metodologia é bem mais precisa do que a análise baseada apenas em IP, que subestima o público, ou os contadores de acessos brutos, que superestimam o público em um fator de 2 a 10.
Mensalmente a Podtrac publica o seu ranking de podcasts, publishers e networks. Com foco inicial no mercado americano, a empresa passou agora a disponibilizar os dados para mais 30 outros países, dentre eles, o Brasil.
A primeira publicação do ranking brasileiro, que listou os top 100 podcasts no mês de setembro, pode ser vista aqui. Na figura a seguir, mostramos os 15 primeiros colocados neste ranking.
Os dois podcasts mais populares são de “Notícias”, seguidos por um de “Crime Real”. Na lista dos top 100, o gênero que aparece com mais frequência é “Notícias” (31), seguido por “Negócios” (10) e “Educação” (9).
Fonte: Podtrac