A Futuri, desenvovedora do AudioAI (antigo RadioGPT), apresentou a sua experiência com os primeiros seis meses de operação da sua plataforma SpotOn, uma plataforma baseada em inteligência artificial que cria e produz spots para rádio e podcasts. Foram mais de 5.000 spots criados a partir da IA, incluindo a geração automática de scripts, locução, background e finalização.
Daniel Anstandig, CEO da Futuri, disse que estes são novos caminhos de crescimento para o rádio, associados a ganhos significativos de eficiência.
A produção de spots especiais para clientes ou pilotos para prospects, que antes consumia recursos de infraestrutura e tempo de redatores, produtores e operadores para cada proposta, agora pode ser materializada sob demanda, em questão de minutos, graças à IA
Principais aplicações
A maioria dos spots especiais feitos pelo SpotOn em seus primeiros meses se encaixou em cinco categorias principais de anunciantes de rádio:
Automotivo: Spots foram adaptados para concessionárias individuais e eventos de vendas, incluindo fim de ano-modelo e vendas de feriados, eventos sazonais e vendas de veículos usados. Esta é uma categoria crítica para o rádio [nos EUA] mostrar mensagens e capacidades de produção flexíveis.
Varejo: Os usuários têm criado spots especiais para roupas, grandes lojas e players de comércio eletrônico. Brinquedos, eletrônicos e artigos para o lar foram os produtos mais populares apresentados no quarto trimestre de 2023. Isso destaca o valor do rádio em impulsionar ações dos compradores com mensagens flexíveis e geograficamente direcionadas.
Serviços Financeiros: A criatividade do rádio abrangeu bancos, cartões de crédito, preparação de impostos, empresas locais de contabilidade, seguros e muito mais. Foram observadas algumas estações que usaram os spots especiais gerados por IA para enfatizar os diferenciais de marcas regionais, como cooperativas de crédito e bancos locais.
QSR: Restaurantes de serviço rápido (QSR, na sigla em inglês) dependem do rádio para conectar ofertas promocionais com consumidores impulsivos. As palavras-chave mais comuns mencionadas nesses spots especiais foram: especial, por tempo limitado, fresco, venda, combo, happy hour, crianças comem de graça.
Viagens e Turismo: Em uma categoria em que o rádio normalmente não captura uma alta participação de mercado, foram observadas produções voltadas para empresas locais de recreação (caiaque, ciclismo, caminhada, pesca), escolas de culinária e lojas de aluguel de equipamentos. As palavras-chave mais comuns foram: aventura, local, inverno, explorar, relaxar, oferta.
Essas categorias são interessantes porque mostraram a adaptabilidade de marcas já estabelecidas que procuram novos ângulos criativos e o potencial de expansão para orçamentos anteriormente subrepresentados no rádio (como o caso de Viagem e Turismo).
A inteligência artificial como ferramenta de produção
A inteligência artificial oferece um grande ganho de eficiência para as rádios. Spots que levariam muitos minutos ou até horas para serem produzidos por pessoas, podem agora ser gerados em poucos segundos. É um ganho de velocidade de produção e de agilidade, tanto para se colocar um spot no ar como para promover o fechamento de vendas.
A flexibilidade de produção também merece ser destacada. Utilizar uma voz feminina ou masculina, um sotaque de uma determinada região ou mesmo uma língua diferente é apenas uma questão de selecionar as opções desejadas.
Seja um spot de 15 ou de 30 segundos, com a IA, a resposta a um prompt é praticamente imediata.
Fonte: Inside Radio
Ilustração: Futuri, SpotOn