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Publicidade em áudio digital segue em crescimento com destaque para os podcasts

15/06/2025 | Mercado, Podcasting, Publicidade, Rádio OTA

O IAB publicou o relatório Internet Advertising Revenue Report Full-year 2024 com uma análise abrangente do mercado de publicidade digital nos EUA. Os dados, consolidados pela PwC, indicam um crescimento significativo na receita, impulsionado por diversos fatores, incluindo avanços em inteligência artificial, mudanças nas regulamentações de privacidade e a ascensão de formatos como vídeo digital e áudio/podcasts.

A indústria de publicidade digital atingiu novos patamares em 2024, com a receita de anúncios chegando a US$ 259 bilhões, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Esse crescimento recorde reflete a capacidade do setor de se adaptar às tecnologias em evolução, às mudanças regulatórias e aos comportamentos dos consumidores.

Dentro do vasto ecossistema digital, o áudio digital como um todo, incluindo podcasts, continuou a crescer, gerando US$ 7,6 bilhões em receita, com um crescimento anual (YoY) de 8,5% em relação a 2023 – o que representa uma desaceleração em comparação com o crescimento de 18,9% registrado no ano anterior. No entanto, os podcasts apresentaram um forte aumento, com crescimento de 26,4%, enquanto outros formatos relacionados, como música por streaming e rádio, acabaram limitando o crescimento geral do áudio.

Apesar disso, com as tendências de elevação do consumo de áudio, os dados indicam que haverá uma expansão contínua da publicidade em áudio digital e crescimento ao longo de 2025, à medida que marcas e plataformas investem mais em podcasts, música por streaming e publicidade baseada em voz.

Podcasting: um impulsionador chave no áudio digital

O podcasting se destacou em 2024 com um forte crescimento. As receitas de publicidade em podcasting tiveram um aumento expressivo de 26,4% ano a ano. Este é um salto significativo em comparação com o crescimento de 5,5% registrado em 2023. As receitas de publicidade em podcasting no mercado dos EUA alcançaram um total de US$ 2.433,1 milhões em 2024.

Este crescimento robusto no podcasting foi impulsionado por uma combinação de fatores-chave, incluindo:

  • A expansão contínua das redes de podcast: Há cada vez mais podcasts disponíveis e mais plataformas e redes distribuindo, criando mais oportunidades para os anunciantes alcançarem audiências.
  • Integrações mais profundas com as marcas: Anunciantes e podcasters estão colaborando de maneiras mais significativas e integradas, indo além de spots de anúncios tradicionais para incluir conteúdo de marca mais nativo ou colaborações de longa duração.
  • Avanços na segmentação de público: Avanços na tecnologia (targeting contextual etc.) e nas técnicas de coleta de dados (preservando a privacidade dos usuários) permitem que os anunciantes segmentem audiências de podcasts com maior precisão, tornando a publicidade mais eficaz e atraente.
  • Mudanças nos hábitos de consumo de mídia: À medida que mais pessoas abandonam a televisão tradicional (o fenômeno de “cord-cutting”), elas buscam outras formas de conteúdo sob demanda, e o áudio, incluindo podcasts, se beneficia dessa mudança de hábito, aumentando o tempo dedicado a esses formatos.
  • A conexão de políticos com eleitores: O ano de 2024 incluiu um ciclo eleitoral presidencial nos EUA e os podcasts foram utilizados como um canal de comunicação dos políticos com os eleitores que se mostrou eficaz para alcançar e engajar este público.

Crescimento da publicidade nas mídias digitais e não digitais

Refletindo uma contínua migração para estratégias de marketing com foco digital e modelos de anúncios orientados por performance, a publicidade na internet continua acelerando e apresenta novamente a maior taxa de crescimento dentre as mídias em 2024 (+14,9%). As demais mídias mantiveram os patamares das suas taxas de crescimento em 2023.

A publicidade na TV também apresentou um forte crescimento neste ano (+6,6%), impulsionada pelo ciclo eleitoral e pelo ano olímpico, que historicamente estimulam um maior investimento publicitário.

Em contraste, B2B (+3,0%), publicidade externa (+4,4%) e música, rádio e podcasts (+2,8%) mostraram os menores níveis de crescimento, enquanto as receitas de jornais e revistas de consumo foram novamente o único tipo de mídia a apresentar queda na receita em relação ao ano anterior (-4,7%), dando continuidade a uma tendência de queda também observada em 2022 e 2023.

O relatório do IAB pode ser baixado aqui.

Fonte: IAB

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