O rádio sempre foi uma das fontes mais importantes para o público conhecer novas músicas, mas este cenário está mudando.
A pesquisa Infinite Dial 2017 fez uma avaliação neste sentido no mercado americano. Começou por investigar a importância, para o entrevistado, de estar atualizado em relação aos lançamentos musicais. Os resultados estão mostrados no gráfico a seguir. Dos entrevistados com 12+ anos, 49% consideravam “muito importante” ou “importante” estar atualizado. Dentre os mais jovens, 12-24 anos, este percentual sobe para 70%.
Para aqueles que consideravam “muito importante” ou “importante” estar atualizado em relação às músicas, o rádio figurou entre as três fontes mais populares – 68% usavam a família e os amigos como fonte, 64% o YouTube e 63% o rádio.
Ainda para este grupo que considerava “muito importante” ou “importante”, a pesquisa investigou as fontes utilizadas com maior frequência e apresentou um comparativo com o ano anterior. O rádio perdeu terreno para os serviços de música online, em especial, para o Spotify. Apesar de ser ainda uma das fontes mais utilizadas, de 2016 para 2017, o rádio caiu de 28% para 19%. Enquanto isto, o Spotify cresceu de 4% para 10%.
Quando se faz um corte para analisar o comportamento do público mais jovem, 12-24 anos, o cenário muda bastante. O rádio em 2017, foi mencionado como a fonte mais utilizada por apenas 8% dos entrevistados enquanto os serviços música Pandora e Spotify somaram 29%. Na avaliação em relação ao ano anterior, o rádio se manteve praticamente estável, mas o Spotify cresceu de 9% para 20%.
Fonte: Edison Research / Triton Digital