A Panasonic Automotive, para se contrapor ao que a indústria automobilística tem chamado de “cognitive overload” – o excesso de informação disponibilizado nas telas online dos carros conectados que pode afetar a capacidade de concentração dos motoristas – lançou na CES 2016 a plataforma OneConnect através da sua subsidiária Aupeo.
Com uma aplicação cliente no carro e um app no smartphone, a plataforma se propõe a criar uma programação linear (como em uma rádio!), porém, personalizada.
A plataforma oferece 350 canais de música, que podem ser selecionados por gênero, ano ou “mood”. Ainda, combina conteúdo online e off-line, incluindo notícias, informações de trânsito, boletins metereológicos e talk shows. O usuário programa inicialmente suas preferências e, a partir daí, o sistema cria uma programação que vai sendo aperfeiçoada pelo algoritmo tomando por base o aprendizado decorrente das informações de “gostei” e “não gostei” e de outros dados como geo-localização e data e hora. É o que a Aupeo chama de “Personal Radio” (ver telas do app na figura abaixo e um vídeo de demonstração a seguir).
Fonte: Panasonic Automotive / Inside Radio