RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Rádio Panthers entrega streaming de áudio ao vivo e sem delay para fãs no estádio

10/08/2025 | Rádio Online, Tecnologia

O Carolina Panthers adotou recentemente uma nova tecnologia de streaming de ultra-baixa latência, fornecida pela StreamGuys, que visa aprimorar a experiência dos fãs durante os jogos. Esta tecnologia, que estreou no jogo de pré-temporada contra os Browns em 8 de agosto de 2025, permite que os torcedores que estão no Bank of America Stadium ou em casa ouçam a transmissão ao vivo da equipe da rádio, sem o atraso que antes defasava o áudio em relação à ação em campo.

Historicamente, diferente das transmissões analógicas tradicionais do rádio, ouvir transmissões via aplicativo incluía um atraso de vários segundos, o que podia fazer com que o fã ficasse “atrasado” em relação à ação ao vivo. Com a inovação implementada, os torcedores poderão agora ouvir os comentários e análises da Panthers Radio Network em tempo real, como se estivessem dentro da cabine de rádio. Tim LaBelle, chefe de vendas da StreamGuys, elogiou a busca dos Panthers por inovar e implementar tecnologias que priorizem seus fãs, destacando a parceria de seis anos entre as duas organizações.

A tecnologia de ultra-baixa latência (ULLS) da StreamGuys

A tecnologia da StreamGuys foi desenvolvida para solucionar um problema comum em transmissões ao vivo: a latência entre a ação do jogo e os streams de áudio/vídeo, que normalmente adiciona um atraso de 18 a 30 segundos. Para minimizar este delay, a empresa lançou seu novo serviço de Streaming de Ultra-Baixa Latência (ULLS), projetado para trazer sincronismo à experiência do usuário em eventos esportivos ao vivo.

O processo de transmissão da StreamGuys começa com o ingest do conteúdo em sua “Contribution Network” – uma rede dedicada à recepção, processamento e distribuição de streams de áudio e vídeo, projetada para uso profissional em transmissões ao vivo. Dentro dessa infraestrutura, a empresa utiliza protocolos de streaming de baixa latência para reduzir ao mínimo qualquer atraso na entrega. Em seguida, o SGplayer, um player HTML5 da própria StreamGuys, apresenta o vídeo ao vivo ou o áudio para o público. Esse processo garante que os torcedores possam ouvir a narração dos locutores da equipe local perfeitamente sincronizada com as imagens, esteja o fã no estádio ou assistindo de casa.

Além disso, a StreamGuys construiu uma ponte entre o ULLS e o seu serviço SGrewind, que oferece aos ouvintes a capacidade de retornar a um momento anterior no jogo, funcionando como um “DVR ao vivo” de áudio.

A tecnologia foi projetada para ser consumida dentro de aplicativos relacionados a ligas ou clubes esportivos, permitindo que os fãs interajam com outros serviços, como a compra de ingressos, mercadorias ou alimentos e bebidas das concessões. Os protocolos utilizados garantem streams de alta qualidade sem consumir muita largura de banda, proporcionando uma experiência de consumo contínua mesmo em estádios com capacidade total. Além disso, a tecnologia é baseada em padrões, sem a necessidade de componentes especializados, e é compatível com qualquer codificador de streaming de áudio ou vídeo que se conecte ao seu sistema de ingest.

Fonte: Carolina Panthers / StreamGuys

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2025 11
Mídia Clipping 2025 11

Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. Integração Spotify-ChatGPT...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.