A WorldDAB publicou um relatório com informações sobre o status do DAB no final de 2016. Os números, embora significativos não deixam de mostrar a dificuldade de se estabelecer uma nova base de receptores, um desafio que será enfrentado no Brasil pelo FM na faixa estendida.
O gráfico a seguir mostra, para diversos países, a penetração de receptores DAB em domicílios e em carros novos.
Mesmo depois de anos de adotado como padrão de rádio digital e após o switch off de alguns canais de FM, o DAB na Noruega está presente em apenas 72% dos domicílios. No Reino Unido, outro mercado maduro, a penetração é de apenas 57%.
Na análise da penetração em carros, a pesquisa mostra apenas o percentual de carros novos que vêm com receptor DAB. Isto não representa a realidade da frota existente que deve estar em um patamar muito inferior. De qualquer forma, chegar a 98% dos carros novos na Noruega é um feito importante na implantação de uma nova tecnologia. Por outro lado, atingir apenas 10% na Dinamarca é um indicador da real dificuldade.
Fonte: WorldDAB