O relatório “The Communications Market: Digital Radio Report” da OfCom, publicado na última semana, apresenta dados do crescimento da base de receptores de rádio digital DAB no Reino Unido. A audiência e a base de receptores DAB vem aumentando ao longo dos anos, porém, em um ritmo lento.
Em relação à base de receptores, as principais conclusões que podemos tirar do relatório são:
- A base de receptores em domicílios cresceu de 21,7% em 2007 para 57% em 2016, ou seja, levou mais de 10 anos para chegar a pouco mais da metade das residências.
- Os modelos de carro com receptor DAB instalado de fábrica representavam 25,5% do total em 2012 e agora são 85,3%. Foram necessários cinco anos para sair do patamar de 25% e chegar aos 85% dos carros produzidos (a base instalada, efetivamente em operação, está em um nível bem menor).
- Quando perguntados sobre a possibilidade de comprar um receptor DAB para a residência nos próximos 12 meses, apenas 13% ficaram nas categorias “provavelmente”, “muito provavelmente” e “certamente”.
- As razões apontadas para não comprar um receptor DAB foram “não preciso” (57%) seguida por “estou satisfeito com o serviço atual” (40%) e “estou satisfeito com o serviço analógico” (8%).
A análise do ritmo de expansão da base dos receptores DAB no Reino Unido pode ser útil para se avaliar as dificuldades de implantação da faixa estendida de FM no Brasil. Pelos dados do relatório, a formação de uma base sólida de receptores com uma nova tecnologia poderia levar de 5 a 10 anos.
A seguir, os gráficos do relatório da OfCom:
Fonte: OfCom / The Communications Market: Digital Radio Report (November 2016)