À medida que mais publicidade em podcasts e áudio digital é vendida por meio de plataformas programáticas de anúncios, uma preocupação familiar permanece. De acordo com uma nova pesquisa da WARC, questões de segurança e adequação da marca continuam sendo a maior dúvida na mente dos compradores de anúncios. Ela revela que seis em cada dez anunciantes e agências afirmam que a segurança e a adequação da marca são suas maiores causas de preocupação, superando as preocupações com a perda de cookies de publicidade ou a precisão da medição. Não só mais da metade dos anunciantes e agências pesquisados destacam a segurança da marca como uma de suas maiores causas de preocupação, mas 56% veem a melhoria das capacidades de verificação de anúncios como uma prioridade principal.
“A redução da endereçabilidade, a segurança da marca e a fraude publicitária continuam a preocupar os profissionais de marketing, e abordar essas preocupações torna-se ainda mais importante à medida que volumes crescentes de investimentos são transacionados programaticamente a cada ano”, disse Paul Stringer, Editor Gerente de Pesquisa e Insights da WARC.
Apesar do uso generalizado da publicidade programática – que representa 70% dos gastos e colocações em publicidade digital no geral – a insatisfação persiste devido a questões de segurança da marca, já que muitos anunciantes estão encontrando seus anúncios colocados em ambientes de baixa qualidade e inadequados. A melhoria da verificação de anúncios agora é uma prioridade principal para mais da metade dos entrevistados.
“Anunciantes e agências precisam adotar uma abordagem mais proativa e abrangente em relação à segurança da marca, expandindo seus critérios de colocação para tomar melhores decisões e garantir que seus anúncios apareçam em ambientes apropriados e relevantes”, disse Hannah Rook, Chefe de Inteligência e Insights da MAGNA.
As descobertas da WARC baseiam-se em uma pesquisa com 100 especialistas em programática, realizada em julho de 2024 em parceria com a NewtonX, empresa de pesquisa de mercado B2B. A pesquisa foi ainda complementada por comentários de especialistas e pesquisas externas.
As conclusões mostram que menos da metade (49%) dos anunciantes e agências estabeleceram contratos diretos ou tomaram as medidas necessárias para verificar ou auditar a qualidade das impressões de anúncios. Isso apesar de um relatório divulgado pela Association of National Advertisers dos EUA ter revelado que apenas US$ 0,36 de cada dólar gasto em publicidade programática chega ao consumidor e um quarto dos US$ 88 bilhões gastos em programática na web aberta é desperdiçado em impressões de anúncios de baixa qualidade ou fraudulentos.
O resultado é que 56% dos entrevistados disseram considerar a melhoria das capacidades de verificação de anúncios como uma de suas principais prioridades, juntamente com o acesso a dados de melhor qualidade (55%). Mas tão importante quanto, é a forma como os anúncios são entregues. A WARC diz que 54% dos entrevistados afirmam que a melhoria da segmentação de anúncios é uma de suas principais prioridades.
Fonte: Inside Audio