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Serviços de música estão em crescimento e são impulsionados por podcasts e audiobooks

09/09/2024 | Audiobooks, Podcasting, Serviços de Música

A Kantar divulgou o estudo Entertainment on Demand (EoD), os seus dados e análises mais recentes sobre o cenário global de streaming de música. O relatório revela um aumento significativo na adoção de serviços de música, cada vez mais impulsionados por formatos como podcasts e audiolivros, além da música. O YouTube Music emergiu como o serviço mais adotado no segundo trimestre de 2024, mas em todo o setor ainda existe um potencial de crescimento não explorado entre os não-usuários de streaming e os públicos mais velhos.

Os dados da Kantar oferecem os seguintes insights sobre a indústria da música digital sob demanda na Grã-Bretanha, EUA, Austrália, Alemanha, Espanha e França entre abril e junho de 2024:

  • O YouTube Music foi o serviço de streaming de música mais adotado no segundo trimestre de 2024.
  • 85% das pessoas que atualmente não usam streaming de música expressam interesse em ouvir música, destacando uma oportunidade significativa de crescimento. A maior barreira para que os consumidores assinem é que 42% não querem pagar uma taxa regular – isso também se reflete no fato de que o valor pelo dinheiro é o principal fator por trás de novas assinaturas premium em todos os grupos demográficos.
  • A única exceção é a Geração Z, onde ter a mesma plataforma de streaming que seus amigos usam é o principal fator de decisão.
  • Os testes gratuitos continuam sendo o principal fator de influência para novos assinantes premium. No entanto, influências obtidas, como recomendações de amigos e familiares, são tão importantes quanto os pontos de contato controlados pelos serviços.

Os principais serviços apresentam crescimento ano a ano em usuários

A edição 2023 do estudo EoD da Kantar havia destacado a forte influência do YouTube na descoberta de música, que permaneceu consistentemente alta em todos os grupos demográficos. Essa tendência se traduziu em um forte crescimento em 2024 para o YouTube Music e o YouTube Music Premium, solidificando sua posição como líderes no mercado de streaming de música. Na verdade, o YouTube Music foi o serviço de música mais adotado no 2º trimestre de 2024. No entanto, o Spotify também manteve seu impulso, alcançando um aumento de 2 pontos percentuais na penetração ano a ano entre todos os usuários de streaming de música.

Craig Armer, Global Strategic Insight Director da Kantar, comenta: “O cenário de streaming de música está sendo remodelado pela crescente diversidade de conteúdo de áudio, desde podcasts até audiolivros. Existe uma oportunidade significativa de envolver os públicos mais velhos, que estão menos envolvidos, mas mostram um potencial considerável. O desafio é convencer esses públicos sobre o valor das assinaturas pagas. Com muitos não-usuários de streaming interessados em música, mas hesitantes devido aos custos, os serviços devem se concentrar em aproveitar as recomendações de usuários satisfeitos para atrair esse público inexplorado.”

Ele continua: “Enquanto o YouTube Music lidera em adoção e o Spotify continua seu crescimento, a capacidade de amplificar o conteúdo relevante certo, personalizado para ouvintes mais jovens ou mais velhos, será crucial. Os públicos mais jovens mostram um maior interesse nas recomendações geradas pelos algoritmos dos serviços, enquanto os públicos mais velhos utilizam playlists pré-fabricadas. Os serviços que conseguirem atender efetivamente às necessidades de públicos diversos, ao mesmo tempo em que oferecem conteúdo atraente além da música, estarão bem posicionados para o sucesso sustentado neste mercado dinâmico.”

De onde virá a próxima fase de crescimento

O crescimento futuro no streaming de música dependerá do direcionamento para grupos etários e regiões específicas, com vários mercados mostrando que isso pode ser alcançado. Por exemplo, 51% da Geração Z na Grã-Bretanha têm uma assinatura premium, enquanto nos EUA, o grupo etário de 55+ anos mostra potencial, com apenas um terço atualmente assinando um serviço. Isso destaca que ainda há espaço para crescimento entre todas as idades, mas os serviços devem entender o que converterá cada segmento de não-usuários.

O estudo da Kantar descobriu que o Spotify é a principal escolha entre os novos usuários de 55+ anos, em grande parte devido a recomendações de amigos e familiares. Embora os ouvintes mais velhos sejam mais difíceis de alcançar e muitas vezes prefiram formatos tradicionais como o rádio, eles podem se tornar assinantes leais uma vez convencidos, muitas vezes através de recomendações e testes gratuitos.

Craig Armer comenta: “A satisfação, medida através da probabilidade de recomendar o serviço por parte dos usuários, é continuamente alta para serviços premium, aparentemente não afetada pelo aumento de preços no último ano. Por exemplo, metade dos assinantes premium do Spotify provavelmente recomendariam o serviço a amigos e familiares. Isso indica que, uma vez que um serviço consiga convencer os não-usuários de que sua oferta vale a pena pagar, eles podem ser convertidos em assinantes satisfeitos.”

Novos formatos também contribuem para o crescimento da indústria da música onde a variedade de conteúdo e o valor pelo dinheiro têm sido os principais impulsionadores para novas assinaturas. No segundo trimestre de 2024, 14% dos novos assinantes premium foram atraídos por uma ampla gama de podcasts e 11% por conteúdo exclusivo. O interesse em podcasts e audiolivros continua a crescer, com 29% dos usuários agora considerando podcasts uma parte importante de sua vida, em comparação com 26% no ano passado.

Fonte: Kantar

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