A pesquisa Share of Ear, realizada pela Edison Research, é um estudo contínuo sobre os hábitos de consumo de áudio nos Estados Unidos. Ela mede trimestralmente a participação de diferentes formatos de áudio no tempo total que as pessoas passam ouvindo conteúdo de áudio.
Agora, a Edison Research publicou um relatório consolidando os dados de 2024 que traz insights valiosos sobre como os americanos consomem áudio e que pode servir como referência para traçar estratégias de negócios, mesmo para o caso brasileiro.
O relatório destaca a força duradoura do rádio AM/FM e aponta áreas de crescimento como os podcasts e as smart speakers. Para os anunciantes, esses insights fornecem um roteiro claro para alcançar o público em um cenário de áudio cada vez mais diversificado e dinâmico. As principais conclusões do relatório são descritas a seguir.
O rádio AM/FM ganha força
Pela primeira vez desde 2021, o rádio AM/FM aumentou sua participação na audiência de áudio com suporte de anúncios, com crescimento tanto na transmissão tradicional quanto nas plataformas digitais. Com mais pessoas voltando aos escritórios, há um aumento nos deslocamentos de carro e mais tempo dedicado à audição durante o expediente.
Quando se combina a transmissão tradicional e o streaming, o rádio AM/FM agora detém quase 70% da participação diária na audiência de áudio com suporte de anúncios.

O rádio AM/FM é líder em todos os lugares
O rádio AM/FM é a principal escolha para áudio com anúncios em qualquer ambiente – no trabalho, em casa e, especialmente, no carro, onde continua sendo a força dominante.
O rádio responde por quase 90% da audiência do áudio com suporte de anúncios no carro, uma participação que se manteve estável ao longo dos anos.
Mas a sua dominância fora do carro também é relevante: mais da metade da audiência de áudio com anúncios em casa é dedicada ao rádio AM/FM, superando os serviços de streaming de música por uma margem de três para um.
No ambiente de trabalho, a presença do rádio é ainda maior, com quase dois terços da audiência de áudio com anúncios sintonizando o rádio tradicional ou via streaming.

A Geração Z tem uma conexão especial com o rádio
Pode parecer inesperado, mas a Geração Z consome mais rádio do que streaming de música com anúncios. Quase 40% dos jovens de 18 a 24 anos ouviram rádio AM/FM, seja no ar ou online, em comparação com 32% que ouviram um serviço de streaming de música. Isso significa que a Geração Z passa mais tempo ouvindo rádio – seja no carro, no celular ou por meio de smart speakers – do que em plataformas como o Spotify.
Eles chegam pelo conteúdo gratuito e permanecem pelo senso de conexão com os apresentadores. Um estudo recente revelou que 72% dos ouvintes da Geração Z afirmam que o rádio os ajuda a relaxar e curtir seu “tempo para si”. Além disso, 60% sentem que estão “passando um tempo” com seus apresentadores favoritos, e 56% preferem a curadoria de conteúdo do rádio em vez das plataformas digitais.

A popularidade dos podcasts continua crescendo
Os podcasts continuam em alta – e oficialmente ocupam o segundo lugar na participação de audiência há três anos consecutivos, superando o streaming de música suportado por anúncios. Na última década, a audiência de podcasts cresceu mais de cinco vezes. Com temas que vão de comédia e crimes reais a esportes, notícias e estilo de vida, há um podcast para todos os gostos, e os ouvintes não se cansam deles.
Os podcasts também trazem grandes oportunidades para os anunciantes. Os ouvintes assíduos não apenas se envolvem com o conteúdo – eles também interagem com os anúncios. Cerca de 64% apreciam os anunciantes que apoiam seus programas favoritos, e muitos tomam alguma atitude com base no que ouvem – 40% visitam um site para saber mais sobre um produto, enquanto 37% vão até uma loja para fazer uma compra.
Os podcasts se consolidaram como uma potência no universo do áudio, atraindo públicos fiéis e entregando resultados concretos para os anunciantes.

O rádio domina a audiência nas smart speakers
Em 2024, o streaming do rádio AM/FM conquistou a maior participação na audiência de áudio com anúncios nas smart speakers, reforçando a forte presença do rádio no mercado de áudio. Desde 2018, uma tendência a ser observada, o consumo de áudio nesses dispositivos mais que dobrou.
A maior parte dessa audição acontece em casa, onde as smart speakers estão se tornando dispositivos essenciais para acessar as transmissões favoritas. Seja para ouvir as notícias, um programa matinal ou debates esportivos locais, os ouvintes estão adotando a conveniência d as smart speakers para se manterem conectados.

Fonte: Audacy / Edison Research