Menos de sete dólares e uma quantidade limitada de publicidade. Esse é o preço que os usuários precisarão pagar pelo SiriusXM Play, o primeiro pacote de assinatura de baixo custo com suporte a anúncios da empresa. Anunciado pela primeira vez em maio, a opção de rádio via satélite mais econômica oferece acesso a mais de 130 canais. Eles incluem uma seleção de músicas, programas de entrevistas e esportes. O preço fica bem abaixo dos atuais US$ 24,98 por mês do plano “all access” da SiriusXM, que dá acesso no carro e via streaming.
Além da experiência no carro, o SiriusXM Play também inclui acesso ao aplicativo da SiriusXM, permitindo ouvir todo o catálogo da empresa, com conteúdo ao vivo e sob demanda, além de podcasts e estações de artistas, para consumo fora do veículo e em qualquer lugar que os assinantes desejarem.
A SiriusXM vem tentando revitalizar seu negócio de rádio via satélite desde o final do ano passado, quando admitiu publicamente que o foco no digital acabou tirando ênfase demais de seus usuários principais: os motoristas. Como resultado, a empresa perdeu 296 mil assinantes em 2024, após já ter perdido 445 mil em 2023. Esse cenário levou a companhia a focar nos dezenas de milhões de veículos que já possuem receptores SiriusXM embutidos no painel, mas cujos motoristas optaram por não pagar pelo serviço.
“O SiriusXM Play nos apresenta uma oportunidade incrível de expandir de forma inteligente nosso serviço de áudio dentro e fora da estrada para ainda mais ouvintes em toda a América do Norte”, diz o COO Wayne Thorsen. “Com o Play, podemos alcançar e engajar novos ouvintes mais sensíveis ao preço, com uma assinatura de baixo custo e apoiada em anúncios, oferecendo mais de 130 canais no carro e muito mais no aplicativo. Assim, conseguimos aproveitar nossas forças em conteúdo e tecnologia, como líder premium em áudio automotivo, para entregar essa proposta atraente tanto a consumidores quanto a anunciantes.”
Atualmente disponível de forma limitada, o SiriusXM Play continuará a se expandir nos próximos meses, com preços de pacotes e mais detalhes a serem anunciados ainda este ano. Para quem conseguir assinar, a empresa diz que o pacote reduzido incluirá canais em diversas categorias:
- Música: Hits 1, The Highway, Hip-Hop Nation
- Esportes: Mad Dog Sports Radio, College Sports Radio, Fantasy Sports Radio
- Notícias: POTUS, Patriot, Progress
- Talk + Entretenimento: Radio Andy, Conan O’Brien Radio, Today Show Radio
- Comédia: Kevin Hart’s LOL Radio, Comedy Central Radio, Jeff & Larry’s Comedy Roundup
Assinantes com veículos equipados com 360L (receptor que integra a recepção por satélite com o streaming via rede de dados celular) também poderão ter acesso a recursos adicionais, como os canais extras SiriusXM Xtra.
A nova oferta também cria para a SiriusXM a oportunidade de aumentar sua receita com publicidade. Atualmente, os assinantes não ouvem anúncios em nenhum dos canais de música, mas os usuários do Play ouvirão. Segundo a empresa, isso dará às marcas a chance de alcançar consumidores até então inexplorados.
Embora possa soar como o rádio AM/FM, a SiriusXM afirma que haverá algumas diferenças — entre elas, um volume de anúncios equivalente a cerca da metade do que se encontra no rádio tradicional.
Também estão previstas mudanças na forma como os anunciantes poderão comprar os espaços. Até o final de 2025, será possível comprar, de maneira integrada, anúncios em todo o portfólio da empresa por meio do SiriusXM Media, seu braço publicitário. A companhia afirma que o rádio via satélite, o streaming e a rede de podcasts SiriusXM já alcançam 160 milhões de ouvintes por mês. Nos próximos meses e ano, espera-se que sejam lançados recursos adicionais, como segmentação avançada, inserção dinâmica de anúncios, pacotes de patrocínio exclusivos por canal e ferramentas de mensuração em veículos habilitados com 360L.
“O carro é a fronteira final para a mídia digital apoiada por anúncios. No curto prazo, estamos abrindo novos inventários para anunciantes, incluindo música premium e curada”, afirma o Chief Advertising Revenue Officer, Scott Walker. “No longo prazo, com mais capacidades avançadas, temos a chance de revolucionar o mercado de publicidade dentro dos carros.”
A expansão do SiriusXM Play fará com que o pacote esteja disponível em quase 100 milhões de veículos até o final de 2025. Uma questão em aberto é se isso poderá impactar o número de pessoas que assinam o plano completo, ou se, em vez de canibalizar esses ouvintes, o novo pacote trará de volta quem já havia cancelado ou nunca assinou antes.
Dados do Infinite Dial da Edison Research mostram que 74% das pessoas que estiveram em um carro no último mês ouviram rádio AM/FM. Cerca de um em cada quatro (24%) disseram ter ouvido rádio via satélite, número inferior ao dos que ouviram áudio online ou podcasts. Os melhores índices da SiriusXM estão entre o público mais velho, enquanto os jovens americanos se concentram mais no digital. A Edison aponta que, entre pessoas de 18 a 34 anos, apenas 16% disseram ter ouvido rádio via satélite no carro no último mês.
Fonte: Inside Radio














