O trabalho presencial voltou a fazer parte do dia a dia das pessoas, mas ele veio acompanhado de novos hábitos reforçados durante a pandemia. Com ele, estão também chegando aos escritórios os podcasts e a mídia de streaming.
Uma nova pesquisa no mercado americano revelou que o uso do celular durante o expediente se tornou ainda mais arraigado nos hábitos diários, com o trabalhador típico passando 186 minutos – ou mais de três horas por dia – no telefone enquanto está no trabalho. Isso inclui, em média, 30 minutos diários ouvindo podcasts, de acordo com a pesquisa da RSS. Outras atividades não relacionadas ao trabalho incluem uma média de 46 minutos nas redes sociais, 33 minutos enviando mensagens de texto ou conversando, 27 minutos assistindo a vídeos em streaming, 15 minutos jogando no celular e 13 minutos fazendo compras online. A RSS informa que o YouTube é o terceiro aplicativo mais utilizado no trabalho, enquanto o Spotify ocupa a sexta posição.

A pesquisa aponta diferenças geracionais no uso do celular durante o expediente. Sem surpresa, quanto mais jovem a pessoa, maior a probabilidade de passar tempo no dispositivo durante o horário de trabalho. Segundo a RSS, a Geração Z lidera com uma média de 234 minutos por dia no celular durante o trabalho – 20 minutos a mais do que os Millennials. Em comparação, os baby boomers são os que menos usam o celular, com uma média de 77 minutos diários, seguidos pela Geração X, que geralmente passa 146 minutos no telefone.
A RSS destaca que, embora a Geração Z passe muito mais tempo no celular durante o expediente, eles parecem ter alguma consciência de como isso afeta sua produtividade. Dezoito por cento dizem que proibir o uso pessoal do telefone durante o horário de trabalho os ajudaria a produzir mais. Nesse sentido, a pesquisa revela que funcionários de empresas com políticas mais flexíveis em relação ao uso do celular passam, em média, 202 minutos por dia no telefone, enquanto aqueles em empresas com regras rígidas passam 183 minutos. No entanto, os dados também indicam que locais de trabalho com políticas mais rigorosas acabam registrando um maior uso pessoal do telefone do que aqueles com uma abordagem mais moderada para controlar o tempo de tela.
Os resultados da pesquisa foram baseados em dados coletados de mais de 3.400 pessoas em dezembro de 2024. Mais detalhes podem ser vistos no blog da RSS, neste link.
Fonte: Podcast News Daily