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WARC sugere como quebrar as barreiras do investimento de publicidade em áudio

05/01/2025 | Mercado, Publicidade

O estudo “Breaking down the barriers behind the Audio investment gap” da WARC e Audacy analisou a disparidade entre o consumo e o investimento em publicidade em áudio nos EUA. A pesquisa descobriu que, apesar do alto consumo de áudio, o investimento em publicidade é significativamente menor. O relatório explora as percepções da indústria sobre as dificuldades de mensuração e integração do áudio na estratégia de marketing, oferecendo recomendações para anunciantes e a indústria de áudio. Estudos de caso mostram o sucesso de campanhas de áudio, demonstrando seu potencial.

O gap de investimento em áudio

Dados da WARC e da Audacy apontam para um fechamento em 2024 onde  o áudio representa 24,5% do consumo de mídia nos EUA, enquanto os investimentos em publicidade chegam a apenas 8,4% do total. Esse gap de investimentos existe em todos os formatos de áudio, incluindo rádio, streaming de música e podcasts.

Vários fatores contribuem para a lacuna de investimentos em áudio, incluindo:

  • Percepções de que o áudio é um canal secundário: Alguns anunciantes veem o áudio como um canal secundário para atingir os KPIs da campanha.
  • Dificuldades em medir e otimizar campanhas de áudio: A maior barreira que o áudio enfrenta é a percepção de que ele não pode ser medido ou modelado com precisão.
  • Complexidade do ecossistema de áudio: A natureza fragmentada do ecossistema de áudio dificulta a integração do áudio às comunicações visuais.

No entanto, há evidências que sugerem que o áudio é um canal eficaz para os anunciantes, e que a lacuna de investimentos é injustificada.

  • O áudio oferece níveis incomparáveis de alcance, segmentação precisa e altos níveis de atenção.
  • O áudio é altamente confiável e eficaz em gerar reconhecimento da marca e consideração.
  • O áudio é mensurável, e existem ferramentas eficazes disponíveis para rastrear o ROI das campanhas de áudio.

Como mudar este cenário

Segundo a WARC, para superar o gap de investimentos em áudio, os anunciantes e a indústria de áudio devem adotar medidas específicas.

Os anunciantes devem adotar uma abordagem de “canal total” para o planejamento de campanhas, avaliando cada canal de forma objetiva. Devem também visualizar o áudio como uma tática totalmente eficaz em distintos tipos de consideração.

Por sua vez, a indústria de áudio precisa reconhecer a necessidade de esforços educacionais para conectar o áudio a outros canais. Também deve enfatizar os benefícios do áudio conectado e desenvolver ferramentas mais robustas para demonstrar a característica incremental do público.

Em última análise, a chave para desbloquear o potencial total do áudio é mudar as percepções sobre o canal e demonstrar seu valor por meio de medições eficazes e estudos de caso.

A medição de performance da publicidade em áudio

Um dos maiores desafios para os produtores de conteúdo de áudio é a comprovação dos resultados do anúncio, tal como faz a publicidade digital. Porém, isto está mudando.

Empresas como a Claritas, Veritonic, ArtsAI e outras estão revolucionando a medição do áudio, oferecendo soluções sofisticadas que permitem aos anunciantes rastrearem o impacto das suas campanhas de forma mais precisa. Essas empresas oferecem ferramentas que permitem aos anunciantes:

  • Medir o tráfego nas lojas: Avaliar se o áudio está impulsionando visitas a lojas físicas.
  • Rastrear conversões na web: Analisar o impacto do áudio nas visitas a sites e no comportamento do usuário, como o tempo gasto no site e as páginas visitadas.
  • Medir as vendas e conversões na loja: Determinar se o áudio está gerando vendas online e offline.
  • Avaliar o brand lift: Medir o impacto do áudio no conhecimento, consideração e favorabilidade da marca.
  • Monitorar downloads de aplicativos: Rastrear o impacto do áudio nos downloads e conversões de aplicativos.

Ao utilizar essas ferramentas, os anunciantes podem superar as barreiras de medição e demonstrar o valor do áudio nos resultados de marketing.

Práticas recomendadas para os anunciantes

O relatório relaciona várias práticas recomendadas para o planejamento e medição de campanhas de áudio “Áudio Total” – que abrangem rádio tradicional, streaming de música e podcasts – enfatizando o alcance incremental que se obtém e o potencial para se penetrar em diferentes comunidades culturais.

De acordo com a WARC, para aproveitar totalmente as capacidades do áudio, os anunciantes devem considerar as seguintes práticas recomendadas:

Planejamento

  • Adote uma abordagem de ‘canal total’: Avalie todos os canais de áudio objetivamente para determinar como o áudio pode ser mais eficaz para atingir os objetivos da campanha. Execute cenários para entender completamente o alcance incremental que pode ser alcançado reatribuindo uma parte dos gastos com outros canais para o áudio.
  • Maximize o alcance e a frequência: Utilize uma estratégia de Áudio Total para maximizar o alcance em todo o funil de marketing, direcionando públicos primários e secundários com perfis detalhados para otimizar os resultados da campanha. Como o consumo de áudio é altamente ritualístico, preste atenção especial aos horários e contextos de consumo para garantir a entrega ideal da mensagem.
  • Considere o contexto do conteúdo: Os anúncios em ambientes de alta qualidade geram melhor atenção e confiança do público no conteúdo e na marca anunciada.
  • Abrace a natureza cultural do áudio: O áudio fornece um ambiente único para construção de marca, criando conexões autênticas com os ouvintes por meio de mensagens e formatos criativos adaptados ao meio.
  • Experimente com diferentes durações de campanhas: Estudos indicam que estender a duração da campanha além de uma semana pode aumentar o ROI em 38%. As estratégias de pulso também podem ser eficazes em campanhas mais longas.
  • Incorpore o áudio em campanhas multicanais: O áudio pode aumentar a eficácia de outros canais quando usado em conjunto, especialmente vídeo.

Medição

  • Utilize uma combinação de metodologias: Utilize uma variedade de medidas e modelos de atribuição para medir a eficácia de curto e longo prazo, reconhecendo que o ROI do áudio pode se revelar ao longo do tempo. Vá além da atribuição de último clique e aproveite a modelagem baseada em pessoas para isolar o impacto do áudio em cada estágio do funil.
  • Aproveite dados granulares: Colete dados granulares sobre o desempenho da campanha, incluindo impressões, alcance, frequência e resultados do funil superior. Rastrear os dados em um nível granular permite otimizar campanhas e demonstrar incrementalidade.
  • Teste e aprenda: Realize testes A/B e experimentos para identificar os formatos e mensagens de anúncios mais eficazes e otimizar as campanhas ao longo do tempo.
  • Aproveite o Brand Lift Studies: Avalie como o áudio impacta métricas importantes como conhecimento, consideração e favorabilidade da marca.
  • Eduque-se sobre ferramentas de medição: Mantenha-se atualizado sobre as últimas ferramentas e técnicas de medição de áudio e trabalhe em estreita colaboração com fornecedores de medição para garantir a coleta e análise corretas dos dados.

A íntegra do estudo da WARC pode ser vista aqui.

Veja também: Estudo do IAB recomenda aumento da publicidade em áudio.

Fonte: WARC

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