O estúdio criativo de áudio com inteligência artificial Wondercraft lançou o “Convo Mode” (uma referência a conversação), uma expansão da sua plataforma que permite aos usuários escreverem e produzir conversas fluidas e realistas entre várias vozes geradas sinteticamente – sem a necessidade de montar manualmente diferentes trechos de áudio. O novo modo permite escrever um roteiro como se fosse um roteiro de cinema, atribuir vozes a diferentes personagens e gerar uma conversa completa com ritmo, tom e emoção naturais – sem atores ou equipamentos de gravação.
“O texto para fala realista já é possível há mais de um ano, mas emular conversas sempre esbarrava no chamado ‘vale da estranheza’ – até agora”, afirma Dimi Nikolaou, cofundador da Wondercraft. Para ele, este é um ponto de virada na produção de áudio com inteligência artificial.
O Convo Mode é baseado na mesma tecnologia de síntese de voz usada no podcast do NotebookLM do Google. Embora o NotebookLM tenha impressionado com seu ritmo de conversação natural, a limitação era que os usuários não conseguiam personalizá-lo muito. Segundo a Wondercraft, usando a mesma tecnologia de síntese de voz baseada no Gemini, sua ferramenta resolve esse problema. Os usuários podem definir exatamente a duração de um podcast ou peça de áudio, além de fazer ajustes no conteúdo em tempo real. Também é possível alternar entre idiomas, sotaques ou vozes.
Embora a Wondercraft seja conhecida pela produção de podcasts, a empresa afirma que o Convo Mode abre novas possibilidades para equipes que atuam em publicidade, comunicação interna, treinamento de vendas ou contextos educacionais. Para agências de publicidade, o recurso é especialmente útil para produzir grandes volumes de conteúdo – eliminando gargalos de produção sem perder qualidade ou consistência.
“As equipes não precisam mais escolher entre velocidade e qualidade”, diz Nikolaou. “Com o Convo Mode, é possível roteirizar, testar e iterar conteúdos em voz rapidamente – mantendo um nível de acabamento compatível com a identidade da sua marca.”
O Convo Mode já está disponível para todos os usuários da plataforma Wondercraft. A funcionalidade foi totalmente integrada à suíte de ferramentas de IA da empresa, que inclui clonagem de voz, edição de roteiros, design de som e produção multilíngue.
A plataforma da Wondercraft utiliza as mais recentes inovações em IA da OpenAI, Google, Anthropic e de diversos modelos de linguagem e voz avançados. Em outubro passado, Nikolaou comentou que o NotebookLM do Google poderia competir diretamente com a solução da empresa, mas também ajudou a gerar mais interesse no uso da IA para transformar textos em podcasts.
A Wondercraft foi fundada em 2003 pelos engenheiros da Palantir Dimi Nikolaou e Youssef Rizk, junto com Oskar Serrander – ex-COO da Acast e ex-executivo da Spotify e da iHeartMedia. A plataforma já foi utilizada por mais de 60 mil criadores, escritores, empreendedores, publicitários e marcas. Em janeiro, a empresa anunciou a captação de US$ 3 milhões em rodada de investimento inicial (seed). Estúdios como Wondery, Amazon, Acast, DAX, Paytunes, Audacia e Otonal já adotaram suas soluções.
Fonte: Podcast News Daily














