RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

YouTube anuncia audiência crescente de podcasts e aposta na experiência em televisores

11/01/2026 | Casa Conectada, Podcasting, TV

O YouTube está implementando várias ações para se consolidar como o principal canal para consumo de conteúdo no televisor da sala de estar, o dispositivo onde a plataforma vem apresentando as maiores taxas de crescimento de utilização. Já foram lançadas diversas inovações tecnológicas voltadas para a melhoria da experiência do usuário em telas grandes, ao mesmo tempo em que a plataforma vem estimulando a melhoria da qualidade da produção dos creators para que alcance o mesmo nível oferecido pela televisão tradicional.

Neste contexto, o crescimento significativo do consumo de podcasts em vídeo através de televisores é um dos elementos chave para entender estas inciativas. As melhorias no YouTube incluem imagens de capa dos podcasts com maior resolução (adequadas para exibição em 4K), uso de inteligência artificial para aumentar a resolução dos vídeos e uma interface reformulada para organizar conteúdos em coleções maratonáveis, facilitando a descoberta de novos episódios e canais favoritos. Além disso, acrescentam recursos de e-commerce, permitindo que espectadores comprem produtos via QR Code apontando seus smartphones para a televisão.

Esta movimentação é também uma resposta direta à concorrência. A Netflix começou a fechar acordos de exclusividade para podcasts em vídeo com empresas como Spotify e iHeartMedia, visando atrair a audiência que tradicionalmente consome esses conteúdos no YouTube. Ao melhorar a interface de sala de estar e as ferramentas de organização de shows, o YouTube busca manter sua competitividade e garantir que os espectadores encontrem seu próximo programa favorito sem sair da plataforma.

Para o YouTube, a presença mais forte nos televisores é uma estratégia para dominar aquilo que Kurt Wilms, Diretor Sênior de Gerenciamento de Produtos do YouTube na TV, descreve como o “novo horário nobre para criadores”. Entre 2024 e 2025, o número de canais que faturam seis dígitos ou mais a partir das telas de TV aumentou mais de 45%.

A ascensão dos podcasts na sala de estar

O consumo de podcasts no YouTube atingiu patamares históricos. Em outubro de 2025, os espectadores assistiram a mais de 700 milhões de horas de podcasts em dispositivos de sala de estar, um aumento significativo em relação à média mensal de 400 milhões de horas registrada em 2024. Atualmente, a plataforma conta com mais de um bilhão de espectadores mensais ativos de conteúdo de podcast.

As ferramentas de descoberta ajudam a alavancar este crescimento. Desde maio de 2024, o YouTube disponibiliza uma parada semanal de podcasts, permitindo que os usuários identifiquem os programas mais populares com base no tempo de exibição.

A organização do catálogo e a melhoria na navegação

Para padronizar a experiência de visualização, o YouTube introduziu o conceito de Creator Shows, onde os produtores organizam séries episódicas para estruturar o conteúdo de forma semelhante à TV tradicional, facilitando o acompanhamento de temporadas e episódios. Essas produções contam com páginas dedicadas, artes customizadas e recursos de reprodução automática para o próximo episódio, incentivando maratonas de visualização.

A navegabilidade e as descobertas também foram objetos de melhorias. Agora, a página inicial apresenta prévias imersivas dos canais favoritos. Além disto, a busca contextual também foi aprimorada: ao pesquisar dentro da página de um creator, os vídeos daquele canal específico aparecem no topo dos resultados, evitando que o espectador se perca no mar de conteúdos de toda a plataforma.

A experiência do usuário em telas grandes

O YouTube implementou atualizações para garantir que o conteúdo dos criadores seja apresentado com melhor qualidade nos dispositivos 4K.

Começando pelas imagens miniaturas (thumbnails) da capa do podcast, o limite permitido de tamanho do arquivo foi ampliado de 2MB para 50MB. Em relação aos vídeos propriamente ditos, uma nova ferramenta de IA fará o upscaling automático de vídeos de SD para HD, com planos para suportar até 4K em breve.

Mas assistir em tela grande oferece ainda uma nova oportunidade: explorar o uso da segunda tela. Para isto, o YouTube está testando códigos QR de compras em vídeos marcados, permitindo que o espectador abra a página do produto instantaneamente no celular enquanto assiste na TV.

Fonte: Podcast News Daily

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.