RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

YouTube é o principal ponto de contato dos brasileiros com os podcasts

16/11/2025 | Casa Conectada, Podcasting

O consumo de podcasts no Brasil mostra sinais de amadurecimento e mudança de hábitos. De acordo com dados divulgados recentemente pela Tela Viva – com base em uma pesquisa da Edison Research realizada em 2024 –, a plataforma YouTube se consolidou como o principal meio usado pelos brasileiros para descobrir novos programas.

A pesquisa, que ouviu 1.024 brasileiros, mostrou que 81% dos ouvintes semanais de podcasts no país utilizam o YouTube como principal plataforma para descobrir novos programas – índice que supera o do Instagram (48%) e o do Spotify (46%). Além disto, revelou que 39% dos ouvintes semanais descobriram o que é um podcast por meio do YouTube, enquanto 26% apontaram as redes sociais em geral e 11% disseram que o conhecimento veio por meio de amigos e familiares.

“Os resultados da Edison reforçam a posição do YouTube como o principal destino para podcasts no Brasil. É evidente que os brasileiros buscam experiências ricas, e a combinação de áudio e vídeo que o YouTube oferece está alinhada à essa demanda. A plataforma não só facilita a descoberta, mas também é onde muitos consumidores têm seu primeiro contato com o universo dos podcasts”, disse Eduardo Brandini, Head de Parcerias e Responsabilidade do YouTube Brasil.

Em linha com tendências internacionais, os dados mostraram que o ouvinte brasileiro também valoriza o vídeo nos podcasts. Na faixa etária de 25-34 anos, 63% dos ouvintes semanais afirmaram ser importante ter a versão em vídeo disponível. Na faixa de 35-44 anos este percentual foi ainda um pouco maior, chegando a 67%.

Semelhante ao consumo de rádio, a maior audiência dos podcasts está em casa – este é um hábito de 79% dos ouvintes semanais entrevistados. Sem surpresas, o smartphone é o dispositivo preferido pela maioria (61%) dos entrevistados para ouvir ou assistir podcasts. Por outro lado, também alinhado com tendências internacionais, o consumo através de smart TVs vem ganhando relevância e já alcança 18% dos entrevistados.

Quanto aos temas de interesse, notícias lideram (51%), seguidas por tecnologia e política (ambas com 47%).

Outro dado interessante da pesquisa é a média de tempo que os brasileiros dedicam semanalmente aos podcasts: 11 horas e 6 minutos. Nos EUA, esta média é de 7 horas e 34 minutos. Em comparação, segundo pesquisa da Kantar na principais regiões metropolitanas brasileiras em 2025, o tempo médio semanal do rádio é de 26 horas e 29 minutos.

“Esses números mostram o dinamismo e o crescimento acelerado do mercado de podcasts no Brasil. O YouTube está no centro dessa evolução, oferecendo um produto robusto para criadores e uma experiência completa para os consumidores. Continuaremos investindo em recursos e ferramentas que fortaleçam o ecossistema de podcasts, garantindo que o YouTube seja a casa preferencial para esse formato que os brasileiros já incorporaram às suas rotinas”, acrescenta Brandini.

 O artigo original da Tela Viva pode ser visto aqui.

Fonte Tela Viva / Kantar

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.