RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

As mudanças no consumo de música e a consolidação do streaming na última década

26/04/2019 | Serviços de Música, Tecnologia

O consumo de música mudou nos últimos anos. Migrou do meio físico para o download digital e, depois, para o streaming. O consumo por streaming vem crescendo continuamente, se consolidando como fonte principal de músicas e fazendo com que o faturamento da indústria volte a crescer.

 

 

 

Além do aumento do volume de consumo e do faturamento representado pelo streaming, vale ainda destacar as seguintes mudanças nos hábitos de consumo.

O consumo de música por streaming de áudio passou a ser majoritário, superando, a partir de 2016, o consumo de músicas através do streaming de vídeo (YouTube etc). No último ano, 2/3 do consumo foi através do streaming. (dados do mercado americano)

 

 

A Apple iniciou a venda individual de músicas e os serviços on-demand como Spotify e Apple Music terminaram por modificar a forma como compramos e consumimos música. Com isto, a venda de álbuns vem caindo continuamente ao longo dos últimos anos. (dados do mercado americano)

 

 

Paradoxalmente, ressurgindo da quase extinção, a venda de discos de vinil vem crescendo nos últimos 13 anos. Em termos absolutos, é um mercado pequeno, mas impressiona pelo crescimento de cerca de 9 vezes no volume de vendas na última década. (dados do mercado americano)

 

 

Fonte: Statista / Nielsen /IFPI

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2025 12
Mídia Clipping 2025 12

ElevenLabs lança o Iconic Marketplace para licenciamento de vozes históricas O marketplace é uma plataforma que conecta empresas e criadores interessados em licenciar vozes icônicas aos detentores de direitos de imagem...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.