Por conta da pulverização do mercado de podcasts e das diversas interações entre as plataformas, é sempre difícil identificar quem são os principais atores deste segmento e isto vale para os serviços de hospedagem.
Um levantamento da Chartable procurou mapear este mercado de hosting e apresentou os resultados através de três cortes diferentes.
Segundo o estudo, a hospedagem de cerca de metade dos podcasts existentes está concentrada em um pequeno grupo de sete provedores do serviço, liderados por Soundcloud, Anchor.fm e Libsyn.
Quando se fez um corte para os podcasts publicados mais recentemente (nos seis meses que antecederam o levantamento) e que tinham 10 ou mais episódios, o resultado não foi muito diferente. Um pequeno grupo de seis provedores era o responsável por cerca de metade do podcasts armazenados. Os três maiores ainda eram os mesmos, porém, com uma inversão de posições – o Anchor.fm, recentemente comprado pelo Spotify, ultrapassou o Soundcloud e assumiu a liderança. Isto mostra como esta plataforma tem crescido mais que as demais.
O cenário muda quando o corte é feito selecionando-se os 400 podcasts mais populares nos EUA. Neste caso, o armazenamento está mais concentrado – apenas três provedores respondem por cerca de metade do armazenamento. Lideram este segmento o Libsyn, Megaphone e ART19. Anchor.fm e os provedores Triton Digital e StreamGuys, mais próximos do mercado de rádio, estão no grupo dos 10 mais.
Fonte: Chartable