Por conta da pulverização do mercado de podcasts e das diversas interações entre as plataformas, é sempre difícil identificar quem são os principais atores deste segmento e isto vale para os serviços de hospedagem.
Um levantamento da Chartable procurou mapear este mercado de hosting e apresentou os resultados através de três cortes diferentes.
Segundo o estudo, a hospedagem de cerca de metade dos podcasts existentes está concentrada em um pequeno grupo de sete provedores do serviço, liderados por Soundcloud, Anchor.fm e Libsyn.
![](https://zydigital.com.br/wp-content/uploads/2019/06/chartable-os-maiores-servicos-de-hosting-de-podcasts-todos-os-podcasts.png)
Quando se fez um corte para os podcasts publicados mais recentemente (nos seis meses que antecederam o levantamento) e que tinham 10 ou mais episódios, o resultado não foi muito diferente. Um pequeno grupo de seis provedores era o responsável por cerca de metade do podcasts armazenados. Os três maiores ainda eram os mesmos, porém, com uma inversão de posições – o Anchor.fm, recentemente comprado pelo Spotify, ultrapassou o Soundcloud e assumiu a liderança. Isto mostra como esta plataforma tem crescido mais que as demais.
![](https://zydigital.com.br/wp-content/uploads/2019/06/chartable-os-maiores-servicos-de-hosting-de-podcasts-podcasts-publicados-fev-jun-2018-com-10-mais-episodios-2.png)
O cenário muda quando o corte é feito selecionando-se os 400 podcasts mais populares nos EUA. Neste caso, o armazenamento está mais concentrado – apenas três provedores respondem por cerca de metade do armazenamento. Lideram este segmento o Libsyn, Megaphone e ART19. Anchor.fm e os provedores Triton Digital e StreamGuys, mais próximos do mercado de rádio, estão no grupo dos 10 mais.
![](https://zydigital.com.br/wp-content/uploads/2019/06/chartable-os-maiores-servicos-de-hosting-de-podcasts-top-400-podcasts-nos-eua.png)
Fonte: Chartable