O rádio híbrido é a combinação, no dispositivo receptor, do áudio da programação, transmitido pelo ar, com metadados e recursos de interatividade, disponibilizados através de uma conexão em separado com a internet. Conceitualmente, o modelo independe da forma como a emissora transmite os seus sinais, podendo ser uma FM analógica convencional ou estar operando com algum dos padrões de rádio digital.
Uma das formas de implementação do rádio híbrido é através do DTS AutoStage, da Xperi, empresa americana que é proprietária também da tecnologia de rádio digital HD Radio. Estas tecnologias não dependem uma da outra para funcionar, porém, o relacionamento próximo com a indústria automobilística, conquistado pela Xperi por conta do HD Radio, é uma vantagem competitiva capaz de alavancar o AutoStage.
De fato, durante o último encontro com analistas para divulgação de resultados trimestrais, o CEO da Xperi, Jon Kirchner, anunciou que a empresa fechou um acordo com uma grande montadora japonesa para integrar o DTS AutoStage em seus veículos. É um programa de âmbito global que começará pelo mercado americano, ainda neste ano, e seguirá para Europa e Ásia em 2024.
Não foi revelado qual a montadora, porém, entre as maiores marcas de carros japoneses em todo o mundo estão Toyota, Honda, Nissan, Suzuki, Mazda, Mitsubishi e Isuzu.
O DTS AutoStage está disponível em cinco modelos da Mercedes Benz há vários anos. Está disponível também em cerca de 30 outros modelos da Hyundai, Kia e Genesis lançados a partir de 2019. Com a capacidade de receber um novo firmware pelo ar, os receptores se mantêm atualizados, mesmo nos modelos mais antigos de carros.
O anúncio ocorreu depois da presença importante da Xperi no NAB Show 2023. Em sua exibição no West Hall, a Xperi apresentou o DTS AutoStage pela primeira vez em uma grande feira comercial dos EUA, usando vários veículos e uma tela de vídeo gigante para mostrar o que o rádio híbrido pode fazer. A empresa apresentou também o portal do radiodifusor, um hub online que permite que as emissoras gerenciem seus logotipos, o nome da rádio, slogans, descrições de programas, informações de now playing e outros metadados a serem exibidos nos painéis dos carros.
Para além da melhor esperiência do ouvinte, o portal do radiodifusor revela ainda um outro lado do rádio híbrido. A conexão com a internet insere a rádio no contexto do mundo digital e disponibiliza recursos de gestão de audiência e marketing, de métricas de audiência em tempo real até targeting por geolocalização.
Fonte: Inside Radio, DTS, WorldDAB Automotive