RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

O rádio é uma importante fonte de notícias locais e rivaliza com o online e outras mídias

27/05/2024 | Conteúdo, Rádio OTA

Enquanto os americanos recorrem cada vez mais às plataformas digitais para obter notícias locais, muitos consumidores adultos ainda veem valor nos meios de comunicação locais.

Isso é o que revela um novo relatório do Pew Research Center, “A Mudança na Relação dos Americanos com as Notícias Locais”, que perguntou aos entrevistados como eles acessam as notícias locais e suas atitudes em relação ao jornalismo local.

Quarenta e oito por cento dos entrevistados disseram que utilizam plataformas digitais para notícias locais, como sites de notícias ou redes sociais, um aumento em relação aos 37% em uma pesquisa similar de 2018. O rádio, na verdade, contrariou as tendências enfrentadas por outras formas de mídia tradicional: o percentual de entrevistados do Pew que “preferem” usar o rádio para notícias locais subiu para 9% em 2024, em comparação com 8% em 2018. Isso não é dramático, mas é um resultado melhor do que o visto na televisão (32% em 2024, abaixo dos 41% em 2018) e nos jornais impressos (9% em 2024, abaixo dos 13% em 2018).

O Pew diz que os americanos ainda veem valor nas notícias locais — e nos jornalistas locais. “Uma grande maioria (85%) diz que os meios de comunicação locais são pelo menos um pouco importantes para o bem-estar de sua comunidade local”, afirma o relatório. “A maioria das pessoas também diz que os jornalistas locais estão em sintonia com suas comunidades e que os meios de comunicação locais desempenham bem várias partes de seus trabalhos, como reportar as notícias com precisão.”

Dito isso, os americanos estão acompanhando menos as notícias — locais, nacionais e internacionais — do que em anos anteriores, afirma o Pew. A parcela dos EUA que diz seguir muito de perto as notícias locais está em 22% este ano, uma queda de 15 pontos em relação aos 37% registrados em 2016. Cerca de dois terços (66%) dizem que seguem as notícias locais pelo menos um pouco de perto, abaixo dos 78% em 2016.

Em termos das fontes que as pessoas consultam para obter notícias locais, o rádio viu um declínio modesto — de 56% que “frequentemente ou às vezes” obtinham notícias ou informações locais pelo rádio em 2018 para 52% em 2024 — mas ainda mantém sua posição.

O rádio ainda rivaliza com fóruns ou grupos online, e supera amplamente os jornais diários, boletins informativos e organizações locais. Na verdade, o rádio fica atrás apenas de amigos, familiares e vizinhos (73%) e estações de notícias de TV (64%) quando se trata de onde os americanos frequentemente ou às vezes obtêm notícias locais. (Os jornais diários locais, observa o Pew, agora são mais frequentemente acessados online do que em formato impresso.) A televisão continua sendo a maneira mais comum de as pessoas obterem notícias locais, mas perdeu a dominância à medida que surgem mais caminhos digitais para notícias.

Em termos de tópicos de notícias locais, o clima é o principal. Noventa por cento dos entrevistados dizem que frequentemente ou às vezes acompanham o clima, seguido por crimes (77%), trânsito (68%), governo/política (68%), artes e cultura (59%), economia (59%), escolas (56%) e esportes (54%).

“Aqueles que prestam mais atenção às notícias locais geralmente são mais propensos a seguir muitos desses tópicos”, diz o Pew. “Por exemplo, adultos com 65 anos ou mais são mais propensos a obter notícias sobre todos esses tópicos do que aqueles com idades entre 18 e 29 anos, refletindo a diferença mais ampla entre os grupos etários na atenção às notícias locais.”

O relatório do Pew também observa que a proliferação digital se estende às fontes de notícias tradicionais, já que muitos meios de comunicação — incluindo o rádio — agora oferecem notícias por meio de sites e redes sociais, além de seus canais tradicionais.

“Por exemplo,” diz o Pew, “entre os americanos que dizem obter notícias de estações de TV locais, a maioria (62%) ainda diz que acessa principalmente pela televisão, mas 37% dizem que acessam essas informações principalmente online — seja pelo site de uma estação de TV, aplicativo, boletim informativo por e-mail ou postagens nas redes sociais.

“Entre aqueles que obtêm notícias de jornais diários locais, apenas 31% acessam principalmente através da sua versão impressa. Cerca de dois terços dos que obtêm notícias de jornais diários locais (66%) os acessam principalmente online, incluindo 41% que dizem usar sites ou aplicativos e 25% que dizem usar redes sociais.”

Fonte: Inside Radio

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.