RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

SiriusXM: com queda na base de assinantes e crescimento fraco empresa aposta em podcasts e publicidade

05/08/2024 | Mercado, Podcasting, Rádio OTA, Rádio por Assinatura

Mesmo com a campanha de rebranding em larga escala, a SiriusXM registrou mais um trimestre de perda de assinantes.

Neste segundo trimestre de 2024, houve uma queda de 100.000 assinantes pagos – devido a maior rotatividade relacionada a veículos e menos adições de streaming – e uma queda de 73.000 assinantes pagos promocionais. O total de assinantes em período de testes também sofreu uma leve queda de 7,5 milhões para 7,4 milhões quando comparado com o mesmo trimestre do ano anterior. No total, a base conta com 33 milhões de assinantes.

A receita total trimestral deste segmento de negócios da companhia foi de US$ 1,6 bilhão, uma queda de 5% em relação ao ano anterior.

No geral, a gigante do satélite (que está se transformando também em uma gigante do podcasting) registrou uma receita de US$ 2,18 bilhões neste segundo trimestre, uma queda de 3% em relação ao ano anterior. Entretanto, o desempenho financeiro ficou praticamente estável e viu o lucro líquido subir modestamente para US$ 316 milhões, em comparação com US$ 310 milhões no mesmo trimestre de 2023.

Em oposição à queda no negócio de rádio por satélite, o segmento do Pandora (serviço de streaming de música nos EUA) e de propriedades off-platform apresentou um crescimento de 2%, gerando uma receita de US$ 538 milhões. Com receita publicitária estável, este crescimento decorreu principalmente do aumento significativo da receita com assinaturas. O lucro bruto desse segmento subiu 18%, para $180 milhões, melhorando a margem bruta para 33%, quatro pontos percentuais acima do ano anterior.

Jennifer Witz, CEO da SiriusXM, disse: “Continuamos focados em entregar para nossos ouvintes e investidores, aproveitando nossa posição no áudio para inovar e explorar novas vias de crescimento. Ao combinar as vozes e perspectivas únicas em música, esportes e política de nossa programação ao vivo incomparável com novos recursos e pacotes de assinatura, estamos prontos para capitalizar as oportunidades à frente.”

Essas oportunidades incluem algumas mudanças ousadas. Enquanto continua a lançar novos canais através de parcerias com artistas, a empresa está introduzindo o Free Access, um serviço gratuito com suporte a anúncios em veículos selecionados equipados com o sistema de entretenimento de próxima geração 360L da SiriusXM.

A SiriusXM também está lançando o Podcasts+, um novo serviço de assinatura dentro do Apple Podcasts, oferecendo uma experiência premium para usuários nos EUA, Canadá e mais de 50 outros países. Começando em agosto, os assinantes do Podcasts+ poderão obter episódios sem anúncios, conteúdo exclusivo e acesso antecipado a novos episódios da biblioteca de podcasts da SiriusXM por uma taxa mensal que deve ser em torno de US$ 6,00. Além disso, o serviço incluirá transcrições de podcasts para auxiliar na navegação e tornar os episódios acessíveis para deficientes auditivos.

Os podcasts incluídos na oferta inicial são Last Podcast on the Left, the Freakonomics Radio Network, The Joel Osteen Podcast, Literally! with Rob Lowe, e Andy Cohen’s Daddy Diaries Podcast. A joia da coroa do Podcasts+ é o SmartLess de Will Arnett, Jason Bateman e Sean Hayes, que a SiriusXM conseguiu da Amazon por nove dígitos em janeiro.

O SiriusXM Podcasts+ será estendido para os assinantes existentes da SiriusXM através do aplicativo SiriusXM.

O presidente e diretor de conteúdo da SiriusXM, Scott Greenstein, disse: “Como a principal empresa de entretenimento de áudio na América do Norte, estamos entusiasmados em expandir nosso alcance de audiência com o lançamento do SiriusXM Podcasts+. Esta nova oferta dá aos entusiastas de podcasts a chance de assinar conteúdo premium de alguns dos podcasts mais populares em nossa rede, diretamente através do Apple Podcasts. Isso nos permite alcançar novos ouvintes, aumentar o valor para os criadores que buscam engajar fãs e facilitar nossa capacidade de adicionar conteúdo premium ao nosso aplicativo principal SiriusXM e aumentar o valor da nossa assinatura principal.”

Fonte: Radio Ink / Podcast News Daily / SiriusXM

Posts Relacionados
Podtrac publica ranking dos top 100 podcasts brasileiros
Podtrac publica ranking dos top 100 podcasts brasileiros

Fundada em 2005, a Podtrac é uma empresa americana de medição e análise de audiência de podcasts certificada pelo IAB. A sua medição é utilizada por milhares de podcasts e editores de destaque e é compatível com...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.