RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Mídia Clipping 2024 7

01/08/2024 | Mercado, Tecnologia

Bem-vindo a mais uma edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.


Reformulação da Alexa pela Amazon pode ser uma boa notícia para o rádio

O novo sistema da Alexa visa melhorar a experiência do usuário com capacidades de IA com mais nuances conversacionais e isto pode ser um novo impulsionador das smart speakers nas residências. Leia Mais

Gemini AI chega ao Google Drive, Docs, Gmail como barra lateral

O Google está adicionando o Gemini à sua suíte de aplicativos, incluindo Drive, Docs, Sheets, Slides e Gmail. No entanto, a integração do recurso só estará disponível para usuários pagantes. Leia Mais

New York Times planeja colocar alguns podcasts atrás de um paywall

Arquivos do The Daily e acesso antecipado a novos programas do Serial estarão disponíveis apenas para assinantes. A The Economist fez o mesmo no último ano. Leia Mais

Crescimento dos podcasts é universal e ocorre também onde há rádios públicas

O alcance dos podcasts no Reino Unido, com forte presença da rádio pública BBC, é muito parecido com o que ocorre no mercado americano. No Reino Unido, mais de dois terços dos habitantes (69%) com 18 anos ou mais já ouviram um podcast, 42% são ouvintes mensais de podcasts e 30% são ouvintes semanais. Em comparação, nos EUA, para ouvintes com 12 anos ou mais, estes percentuais são 67%, 47% e 34% respectivamente. Leia Mais

YouTube está lançando controle de loudness para dispositivos Android TV e Google TV

A função “Volume Estável” oferecerá aos usuários que assistem a vídeos no YouTube em dispositivos Android TV e Google TV uma experiência de áudio mais consistente, desde que estejam usando a versão mais recente do aplicativo. O YouTube estreou esse recurso anteriormente em aplicativos móveis no ano passado. Leia Mais

Eleven Labs lança novo aplicativo iOS que narra qualquer coisa

A empresa de voz por IA acabou de lançar um aplicativo que narra qualquer coisa que esteja na tela. As primeiras avaliações dizem que ele “transforma qualquer site em um podcast. Leia Mais

Pocket FM faz parceria com ElevenLabs para converter scripts em conteúdo de áudio

A Pocket FM, startup indiana que se define como a Netflix do áudio, anunciou que firmou uma parceria com a empresa ElevenLabs para converter rapidamente conteúdo de texto, como roteiros, em séries de áudio usando IA. Com o novo lançamento, a Pocket FM espera triplicar até o final deste ano a sua biblioteca de conteúdo, que atualmente possui mais de 100.000 horas de conteúdo de áudio. Durante a fase experimental, as ferramentas com IA ajudaram a reduzir o custo de produção de áudio em 90%. Leia Mais

O vídeo continua a se enraizar nos hábitos de consumo de podcasts de muitos americanos

Os dados mais recentes da Edison Research mostram que 79% dos ouvintes semanais de podcasts com 13+ anos consumiram um videocast durante o primeiro trimestre. O total inclui tanto aqueles que assistiram a um programa quanto aqueles que ouviram o conteúdo através de um serviço de streaming de vídeo, como o YouTube. Os dados mostram ainda que 72% dos ouvintes pesquisados disseram que consumiram ativamente um videocast – ou seja, eles ouviram o áudio enquanto assistiam ao vídeo. Isso se compara a 62% que consumiram videocasts passivamente, com o conteúdo de vídeo tocando ao fundo enquanto ouviam o áudio. Leia Mais

YouTube negocia com gravadoras para treinar ferramentas de IA

O YouTube está em negociações com grandes gravadoras como Sony, Warner e UMG para usar o conteúdo dessas gravadoras para treinar geradores de músicas de IA que devem ser lançados ainda neste ano. A plataforma está explorando maneiras de expandir além de sua ferramenta inicial de IA, “Dream Track”. Leia Mais

O rádio é o meio mais confiável e quase três vezes mais que as mídias sociais

O rádio possui a maior classificação de confiança entre todos os tipos de mídia pesquisados nos EUA, com quase 80% dos adultos considerando-o muito confiável ou confiável. Isso coloca o rádio ligeiramente à frente dos jornais, mais de dez pontos à frente da televisão e das revistas em termos de confiança e é quase três vezes o índice das mídias sociais (28%). Leia Mais

Tecnologias de rádio digital apresentam seus status de mercado no mundo

Com mais de duas décadas no mercado, o rádio digital evoluiu, mas ainda não conseguiu atingir a mesma penetração de mercado que o rádio tradicional analógico e não está em operação no Brasil. Veja neste artigo um resumo do status das tecnologias no mundo. Leia Mais

Estudo analisa a carga de anúncios considerada adequada pelos ouvintes de podcasts

Cerca de 3 em cada 4 (73%) entrevistados esperam ouvir 2 a 3 anúncios em um episódio típico de seu podcast favorito, com a maioria preferindo 1 a 2 breaks. Leia Mais

Spotify já tem mais de 250 mil podcasts em vídeo e Brasil se destaca

Os maiores mercados por criadores publicando vídeo são os EUA, Brasil e México. No Brasil e nas Filipinas, cerca de 20% de todos os criadores ativos mensais de podcasts estão publicando vídeo. Esta participação quase dobrou desde o ano passado. Leia Mais

Infinite Dial mostra o crescimento da audiência do rádio fora do mercado americano

A Edison Reseach divulgou os dados da sua pesquisa Infinite Dial 2024 Australia. O estudo é um bom indicador do perfil de consumo de áudio do ouvinte fora do mercado americano – a Austrália tem uma economia mais próxima do caso brasileiro, exceto pelo seu IDH que é maior. Leia Mais

Adthos adiciona 200 novos idiomas e dialetos à sua plataforma de áudio com IA

A plataforma de áudio baseada em IA está ampliando o número de idiomas e dialetos que oferece para 4.600. Isso foi feito através de parcerias com vários novos provedores de voz para oferecer mais variedade aos usuários. Além das vozes da Microsoft existentes, a Adthos agora suporta Google, Amazon, ElevenLabs, PlayHT, WellSaid Labs e Respeecher. O resultado é que as novas vozes expandirão a biblioteca de vozes da Adthos para uso em vários formatos de áudio, incluindo anúncios de áudio. Leia Mais

Rádio é a fonte predominante de conteúdo de áudio suportado por publicidade

Em um dia típico, o áudio digital com suporte de publicidade alcança um terço dos americanos enquanto o rádio AM/FM alcança dois terços deste universo. Combinados, o áudio digital e o rádio AM/FM alcançam 75% dos EUA diariamente. Leia Mais

Estado da Alemanha define meados de 2031 para o desligamento do FM

Emissoras privadas e públicas no estado alemão do norte de Schleswig-Holstein delinearam um plano para migrar totalmente da banda FM. A medida conta com o apoio tanto das rádios públicas quanto das privadas, ao contrário de outros estados. Leia Mais

Rádio pública suíça se compromete com o fim do FM em 2024

A SRG SSR cita a baixa audiência exclusiva em FM e o custo de manutenção de “tecnologia de transmissão ultrapassada” como razões para a mudança dos serviços. Leia Mais

Spotify testa alertas de emergência na Suécia

A empresa está considerando um sistema que ajudaria a distribuir alertas públicos relacionados a situações como “acidentes, eventos graves ou interrupções de serviços importantes.” Leia Mais

Pesquisa mostra que a audiência do rádio falado está migrando para os podcasts

O rádio AM/FM representa 43% do tempo de audiência do conteúdo falado, enquanto os podcasts representam 36%. Em sete anos, a margem passou de 53 pontos percentuais para 7 pontos percentuais. Leia Mais

As logomarcas mais efetivas sincronizam o visual com uma assinatura de áudio

O estudo de Audio Brands 2024 da Amp teve 300 respondentes baseados nos EUA que assistiram a 15 logotipos visuais, 12 reais e 3 criados para o experimento. Todos foram testados com e sem um logotipo sonoro associado, uma assinatura de áudio. Em geral, os respondentes consideraram os logotipos com áudio mais autênticos, identificáveis, confiáveis, chamativos e agradáveis. Leia Mais

Plataforma de IA da ElevenLabs lança recurso para suprimir sons indesejados de fundo

A plataforma de IA da ElevenLabs está disponibilizando o recurso Voice Isolator para suprimir sons de fundo indesejados em uma gravação de voz. Basta fazer o upload de um arquivo para remover ruídos de rua, feedback do microfone e qualquer outro ruído de fundo indesejado. Faça um teste no link. Leia Mais

AI Music Generator é mais uma plataforma online de criação de música com IA

O AI Music Generator é um gerador de música avançado que produz composições em diversos gêneros. Siga o link para usar a plataforma. Leia Mais

Warner adverte empresas de IA sobre o uso não licenciado de músicas

As empresas de tecnologia não devem usar o conteúdo ou os dados da Warner Music para treinar seus sistemas de IA sem compensar de maneira justa todas as partes envolvidas na criação, promoção e distribuição do conteúdo, alertou a gravadora em uma carta enviada às empresas de IA esta semana. A empresa se junta à Sony Music ao advertir as empresas de tecnologia contra o uso não licenciado de suas músicas para o desenvolvimento de IA. Leia Mais

YouTube Music está desenvolvendo opção de rádio gerada por prompt de IA

Um novo recurso de rádio com inteligência artificial está sendo testado no YouTube Music. O recurso ainda está em fase de testes, mas deve ser uma interface baseada em chat onde o usuário insere um prompt descrevendo o que deseja e a plataforma gera uma estação de rádio personalizada com base neste pedido. Leia Mais

YouTube é a principal fonte para consumo de podcasts e vídeo tem papel cada vez mais importante

Três estudos realizados em 2023 e 2024 mostram que o YouTube se destacou e lidera como a plataforma de podcasts mais utilizada nos EUA. O papel do vídeo nos podcasts é cada vez mais importante. Leia Mais

Spotify lança recurso de comentário para interação de ouvintes de podcasts

O Spotify anunciou que permitirá que os ouvintes postem comentários sobre um podcast – independentemente de onde o programa está hospedado – e ofereçam feedback sobre um episódio. Os criadores também poderão responder aos comentários, em uma tentativa de criar um diálogo entre os programas e seus produtores, o que o Spotify espera que aumente o engajamento entre um podcast e seus fãs. Os comentários são moderados pelo podcaster. Leia Mais

Estudo da Kantar mostra que a quase totalidade dos brasileiros presta atenção na publicidade

Quase todos os brasileiros (96%) prestam atenção na publicidade, e 60% utilizam algum meio publicitário como fonte para decisões de compra. Leia Mais

VALL-E 2 pode clonar vozes humanas com perfeição usando apenas alguns segundos de áudio

A plataforma text-to-speech VALL-E 2 da Microsoft atingiu a “paridade humana”, podendo criar de forma precisa e natural cópias exatas da voz de um locutor original usando apenas alguns segundos de áudio. Apesar de suas capacidades, a Microsoft não lançará a VALL-E 2 ao público devido aos riscos potenciais de uso indevido como golpes de áudio deepfake ou disseminação de desinformação. Leia Mais

Pesquisa indica que anúncios de áudio superam outdoors em recall

Comparados aos outdoors, os anúncios de áudio apresentaram uma taxa de recall mais alta entre os consumidores, com 60% achando os anúncios de áudio mais marcantes na memória. 51% dos entrevistados estavam mais propensos a comprar após ouvir um anúncio de áudio do que após ver um outdoor. 54% preferem descobrir novos produtos através de anúncios de áudio em vez de outdoors. Leia Mais

Podcasts acompanham os ouvintes no trajeto ao trabalho mesmo no transporte público

Os ouvintes de podcast no Reino Unido são mais propensos a ouvir enquanto caminham ou enquanto estão no transporte público do que os ouvintes de podcast nos Estados Unidos. Esta conclusão da pesquisa Share Of Ear, da Edison Research, mostra o comportamento do ouvinte em uma realidade mais próxima da brasileira, onde o deslocamento de carro não é predominante como nos EUA. Leia Mais

Comunicadores de rádio e de podcasts são mais confiáveis do que influenciadores digitais e IA

Apenas 23% das pessoas confiam em informações de vozes alimentadas por IA, em comparação com 55% que confiam em vozes humanas, segundo dados do Innovation Tracker da Audacy. Apresentadores de rádio e podcast são geralmente considerados mais confiáveis do que influenciadores de mídia social, com notícias dadas por apresentadores de rádio sendo consideradas 2,5 vezes mais confiáveis do que notícias dadas por personalidades de mídia social. Leia Mais

Depois do Spotify e do Amazon Music, Deezer também lança gerador de playlists por IA

O Deezer é a mais recente empresa de música a oferecer playlists geradas por IA. Com o recurso “Playlist with AI”, os usuários podem criar playlists personalizadas apenas com um prompt de texto, semelhante às inovações recentes do Spotify e do Amazon Music. Leia Mais

ENCO adiciona clonagem de voz por IA à ferramenta SPECai

A ENCO anunciou uma nova funcionalidade de clonagem de voz por IA gerativa que foi adicionada à sua ferramenta SPECai de criação de spots para rádio. O SPECai, em colaboração com Benztown e Compass Media Networks, agora pode replicar uma voz a partir de uma amostra de áudio enviada pelo usuário. Leia Mais

Adobe disponibiliza o novo Podcast Studio para todos os usuários

A ferramenta permite que o usuário grave, edite e melhore o áudio diretamente no seu navegador. Clique em Leia Mais para acessar a plataforma. Leia Mais

GUIA RÁDIO: Onde estão as rádios para alcançar o público universitário

O GUIA RÁDIO mostra dados georreferenciados do número de matrículas e do número de instituições de ensino superior na área de cobertura de cada rádio brasileira. Em cada caso, são indicados tanto o valor absoluto quanto a densidade por 10 mil habitantes – um indicador conveniente para comparar diferentes regiões ou avaliar o grau de influência do mundo acadêmico nos hábitos de consumo e estilo de vida da comunidade. Leia Mais

O tráfego de busca tradicional deve cair 25% até 2026 substituído por IA

A Gartner prevê que o volume de buscas em motores de busca cairá 25% até 2026, devido a chatbots de IA e outros agentes virtuais. Leia Mais

Receita global de publicidade deve atingir US$ 1 trilhão em 2026

A receita global de publicidade está projetada para atingir a marca de US$ 1 trilhão em 2026 e representar 55% do crescimento total da receita da indústria de entretenimento e mídia nos próximos cinco anos, de acordo com um relatório da PwC. Fundamental para a estimativa da PwC é a publicidade na internet, que cresceu 10,1% em 2023, adicionando US$ 52,5 bilhões, com crescimento contínuo até 2028, quando representará 77,1% do total de gastos com publicidade. No Brasil, é esperado um crescimento médio anual da receita da indústria E&M de 5,9% até 2028. Leia Mais

O público feminino de esportes é uma oportunidade para o rádio

Estudo da Edison Research mostra que 57% da mulheres americanas com 13 ou mais anos se consideram fãs de esportes, Destas, cerca de 1 em cada 3 ouviu conteúdo esportivo na semana que antecedeu a pesquisa. Leia Mais

Android Auto deve oferecer acesso aos controles do rádio do carro

Há indicações de que a plataforma Android Auto do Google pode estar trabalhando em uma atualização para disponibilizar os controles do rádio integrado de qualquer carro. A atualização do Google ofereceria pela primeira vez todas as estações de rádio do carro e a mídia do telefone celular do consumidor em um único lugar. Leia Mais

5G completou dois anos de implantação no Brasil

Atualmente o sinal está ativo em pelo menos 589 cidades, com cobertura média de 45%, e 28 milhões de usuários com celulares que permitem se conectar à internet com a nova tecnologia. Leia  Mais

Podcasts sem barreiras técnicas de entrada usam equipamentos do amador ao profissional

Pesquisa mostra equipamentos mais usados pelos podcasters, um levantamento técnico do microfone ao tratamento acústico passando pelas câmeras para produção de vídeo. Leia Mais

Empresa de segurança de marca Seekr obtém patente para sua tecnologia baseada em IA

A Seekr, uma empresa de inteligência artificial especializada em avaliação de conteúdo, anunciou que recebeu uma nova patente pelo desenvolvimento de um sistema de pontuação que identifica ataques pessoais em conteúdo de áudio online. Começando com podcasts, a IA da Seekr avalia contextualmente o áudio e gera o que chama de “Pontuação de Civilidade”, que reflete o volume e a gravidade dos ataques em cada peça de conteúdo. Leia Mais

Google não vai abandonar completamente os cookies de terceiros no Chrome

O Google desistiu de seus planos de descontinuar os cookies de terceiros após alternativas encontrarem uma adoção lenta pela indústria. A empresa, que passou quatro anos tentando implementar outras opções, agora permitirá que os usuários escolham se querem habilitar os cookies ou não e alterem sua seleção sempre que desejarem. Leia mais

Setor de audiolivros vê oportunidades de crescimento no Brasil

De acordo com a pesquisa mais recente da Câmara Brasileira do Livro, de 2021 para 2022, os livros digitais, que incluem e-books e audiolivros, cresceram 15%. Além disso, o estudo Audible Compass 2023, desenvolvido pela Kantar e encomendado pela Audible – serviço de audiolivros da Amazon – revelou que 95% dos brasileiros acreditam que podem consumir mais livros por escutarem audiolivros e 90% relatam já ter ouvido conteúdo em áudio por meio de podcasts ou audiolivros. Leia Mais

Spotify segue com crescimento de dois dígitos e buscando a lucratividade

Desde o seu lançamento em 2008, o Spotify cresceu significativamente, alcançando 626 milhões de usuários ativos e 246 milhões de assinantes premium agora no segundo trimestre de 2024. Leia Mais

Spotify adiciona biblioteca de editoras independentes às suas seleções de audiolivros

O Spotify anunciou uma parceria com o Ingram Content Group para oferecer audiobooks de mais de 100 editoras independentes, incluindo livros da Europa Editions, Milkweed Editions, G&D Media, entre outras. Leia Mais

OpenAI lança o SearchGPT para competir com a busca do Google

A pesquisa na web está recebendo uma reformulação com inteligência artificial com o mais recente experimento da OpenAI, o SearchGPT. Este protótipo combina os poderosos modelos de linguagem da empresa com dados da internet em tempo real, prometendo respostas mais rápidas e diretas às consultas dos usuários. Ao destacar fontes relevantes e permitir acompanhamentos conversacionais, o SearchGPT visa agilizar a coleta de informações online. Leia Mais

O crescimento do rádio será impulsionado pelas vendas de propriedades digitais

A receita do rádio no mercado americano com o digital deve crescer 12,7% entre 2024 e 2028 com uma taxa CAGR positiva de 3%. O digital deve ser o maior impulsionador do crescimento do rádio. Em 2025, o digital deve responder por 22% da receita com publicidade local. Leia Mais

GUIA RÁDIO: Novos dados sobre beneficiários de planos de saúde para apoiar decisões de mídia

O GUIA RÁDIO ampliou a sua base de dados com informações sobre os beneficiários de planos de saúde nas áreas de cobertura das emissoras. Na página de “Economia” de cada rádio, são mostrados indicadores deste segmento como o número atual de beneficiários e sua evolução histórica e, ainda, a densidade por 10 mil habitantes, um parâmetro útil para análises comparativas. Leia Mais

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2024 9
Mídia Clipping 2024 9

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. Dados da Kantar mostram a força do...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.