RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

O rádio é o meio mais confiável e quase três vezes mais que as mídias sociais

01/07/2024 | Conteúdo, Rádio OTA, Social

À medida que as pessoas buscam notícias mais precisas em uma era de crescente desinformação e má informação, novas pesquisas revelam que o rádio tradicional é considerado o meio de comunicação de massa mais confiável – com quase três vezes mais confiança do que as mídias sociais.

O estudo recente do Katz Radio Group sobre a confiabilidade da mídia entrevistou 1.000 adultos com 18 anos ou mais em todo os Estados Unidos, perguntando sobre suas crenças na precisão de diferentes formas de mídia de massa, incluindo rádio, televisão, jornais, revistas e mídias sociais.

O rádio possui a maior classificação de confiança entre todos os tipos de mídia pesquisados, com quase 80% dos adultos considerando-o muito confiável ou confiável. Isso coloca o rádio ligeiramente à frente dos jornais e mais de dez pontos à frente da televisão e das revistas em termos de confiança.

A vantagem do rádio em termos de confiança é mais notável quando comparada às mídias sociais, que só receberam confiança de cerca de 27% dos adultos, marcando-a como o meio de comunicação em massa menos confiável.

A confiança no rádio é consistentemente alta em todos os grupos etários, mas atinge o pico entre os mais idosos, com 55+ anos, onde 83% confiam mais no rádio do que em qualquer outra mídia. Este grupo etário também mostra uma confiança comparativamente maior nas revistas e uma confiança marcadamente menor nas mídias sociais. Por outro lado, os adultos mais jovens (18-34), embora sejam mais receptivos às mídias sociais do que as gerações mais velhas, ainda priorizam o rádio.

Dados do Morning Consult divulgados em março mostraram uma recuperação na credibilidade da mídia dos EUA nos últimos quatro anos, liderada pelo rádio como a fonte de notícias mais confiável. A confiança no AM/FM aumentou de 60% para 63% em quatro anos, enquanto os podcasts tiveram um aumento notável na credibilidade, especialmente entre a Geração Z e os millennials.

O nível de confiança no rádio está acima da classificação geral de 55% de credibilidade para a mídia de notícias entre os adultos dos EUA em 2023.

As notícias de rede e os jornais seguem o rádio nas classificações de confiança, mas as mídias sociais continuam sendo a fonte de notícias menos confiável aqui também. A pesquisa também revela um divisor geracional, com a Geração Z mostrando os níveis mais baixos de confiança nos principais veículos de comunicação, o que representa desafios para o futuro das notícias na radiodifusão.

Fonte: Radio Ink

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.